terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CARAVELAS DEVE SIM, MUITO AO PREFEITO LOLÓ

Muita gente me pergunta se estou fazendo oposição ao atual governo de Caravelas. Vou logo dizendo: É claro que não! Mas o interlocutor não acredita e coloca que eu posto na WEB questionamentos, que eu cobro ações, que fico apontando falhas. É verdade! Sendo eu um cidadão brasileiro, me sinto responsável pelo bom andamento das coisas públicas, como todos deveriam fazer. Você não ajuda um governo fechando os olhos e aplaudindo tudo que ele faz, ao arrepio da lei.Isso não ajuda o gestor e é péssimo para sua cidade. Assim sendo, vou continuar exercendo meu direito de cidadão e torcendo para que o prefeito de todos os caravelenses acerte na condução de nosso município. Vejam que ele tem todas as condições para isso! Assumiu primeiramente o governo com a renuncia de Loló, este sim, cheio de compromissos oriundos de uma campanha duríssima, contra adversários ricos e poderosos. Penso que o “Bigodudo” deve ter feito muitas alianças, muitos acordos financeiros para suportar os gastos de campanha. Ganhou porque em minha opinião, o povo caravelense estava com ele, pois via nesse caravelense a cara da honestidade, a firmeza de caráter, o amor por sua terra de Caravelas.
LOLÓ recebeu o governo das mãos de David da Caixa, -disseram logo após a posse - com dívidas, inclusive cheques pré-datados.Contas de Telefones atrasados,etc. Mas o que mais lhe atrapalhou, foram as pendências com órgãos federais,não pagamento de contas públicas que impediam a celebração de novos convênios e por conseguinte, a entrada de dinheiro para obras e para manter a máquina funcionando.
A população deve lembrar-se que logo no inicio do governo do Bigodudo, ele foi obrigado a atrasar até por uns dias o pagamento dos Vereadores.Ocorre,que a receita era menor do que a despesa,naqueles dias, pois os créditos entravam no Banco do Brasil e eram capados logo,por dívidas contraídas pelo município em exercício anteriores.Colocar a casa em dia,custou muito ao LOLÓ.Mas ele continuou lutando, rompendo barreiras.Com MARQUINHOS DE VIOLA,foram a Mário Negro Monte, pedir socorro para Caravelas e conseguiram.Muitas das obras que Jádson inaugurou,tiveram início nos projetos elaborados e conseguidos por LOLÓ,com a ajuda de Marquinhos, Mário e até MARZO, que ficavam suando a camisa lá pelo CAB (Centro Administrativo da Bahia),ou na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
São de LOLÓ a maioria das obras de calçamento, abastecimento de água e de moradias da Minha casa Minha Vida. Sobre esse programa, eu estava em Juerana,com o já prefeito Jádson Ruas, fazendo o cerimonial de entrega,quando uma das pessoas contempladas gritou a alto e bom som: “Quem está dando essas casas, não é Jádson não!Quem conseguiu as casa para Juerana foi LOLÓ.Esse fato causou um constrangimento natural naquele momento,mas dei meu jeito de locutor e procurei minimizar o fato.Quem estava lá,pode asseverar o que aqui relato.É a mais pura expressão da verdade.Muitos criticam LOLÓ por ter construído uma ponte sobre o Rio Aracaré, na Barra de Caravelas, facilitando o acesso e criando uma alternativa para a praia do Grauçá.Essa ponte,custou um milhão de Reais para falar em números redondos.Muita gente até da situação hoje, para posar de bom moço, criticam LOLÓ por ter feito a ponte.Não seria melhor explicar a verdade? E a verdade,minha gente é que LOlÓ esteve com o então secretário de infraestrutura da Bahia,Wilson Brito,acompanhado do deputado Mario Negro Monte,garimpando obras e verbas para Caravelas. Lá no gabinete de Wilsinho, tinha uma verba específica para construção de ponte, só poderia ser usada para isso.Loló tentou argumentar, perguntou se não podia usar para saneamento ou calçamento, mas não adiantou: A verba só podia ser direcionada para a construção de ponte, e era no valor de R$ 1070.000,00. Era pegar ou largar, havia outros prefeitos querendo, ele tinha que decidir.Você leitor,faria o que? Diria “não, se for só prá construir ponte não quero, não!?” Loló então, pegou a verba, construiu a ponte, gerou emprego e circulação de renda no município.E ela hoje está lá, bem construída,uma ponte de primeira qualidade.Quem a conhece,quem a atravessa vê logo que é uma construção de primeira qualidade.
As fortes marés estavam destruindo há tempos, a escadinha e seus arredores, ali na Aníbal Benévolo, fundos da casa da Diocese. Não houve prefeito que encarasse essa obra. Mas Loló arregaçou as mangas e caiu dentro. Arregimentou máquinas pesadas de alta eficiência, poucas vezes vistas aqui nas plagas tupiniquins e fez uma obra de primeira ali na escadinha com enroscamento de pedras e gabiões.Uma obra indispensável que ele conseguiu realisar com recursos próprios. Na área da saude,nomeou um jovem com aptidão e conhecimento do ofício.LOLÓ foi muito feliz na escolha de seu Secretário de Saúde.Mecias é eficiente,trabalha duro,sabe cobrar seus comandados com firmeza e urbanidade,deu muito mais atenção ao hospital que já não estava mais fazendo partos aqui.Estávamos perdendo nossa identidade.Junto com LOLÓ,implantou o SAMU 192 em Caravelas desafio que nem um prefeito conseguiu vencer.Fez a Policlinica,Na minha visão,sobra na equipe de secretários de Jádson,com todo o respeito aos demais. E a Cesta do Povo? Que fez baixar os preços dos gêneros alimentícios na cidade? Quantos prefeitos em campanha prometeram? Mas LOLÓ fez! Precisamos ser honestos com as pessoas e dar a elas o crédito que elas merecem.E Loló merece! As obras de pavimentação da BR 418, nunca saíram do papel. A reforma do Aeroporto, idem. Quem,conseguiu isso? Todos sabem que foi LOlÓ. Ele pediu diretamente ao Sr. Presidente da República, LULA.Com todo respeito, foi papo de Bigodudo para Bigodudo.Eu estava lá,eu vi,eu fotografei, eu gravei tudo.Espero que na inauguração destas obras,façam constar o nome de LOLÓ nas placas.É uma questão de justiça!
Seria muito cômodo para mim, que fui oposição na eleição de Loló, crucificá-lo.Receberia um monte de tapinhas nas costas. Agora mesmo que não está mais no governo, para que Jésus Barreto falar bem, defender LOLÓ? Pois eu mesmo respondo, que é para se fazer justiça a esse grande caravelense que é o ex- prefeito Luiz Antonio Alvim Delgado,o LOLÓ. Loló adoeceu no cargo, governando com honestidade.Chegava cedo ao gabinete, antes das oito da manhã.Ficava sem comer,sem um lanche si quer até 3, 4 horas da tarde. Não há corpo humano que aguente. Ainda assim, levava centenas de processos para casa, os quais passava em revista até altas horas da madrugada. Adoeceu, desmaiou no gabinete, de tanto trabalhar.Poderia tirar licença, e o seu vice, Jádson assumir interinamente.Mas Loló tem apego a Caravelas, não ao cargo, e achou melhor deixar então, - forçado pela doença- o governo para que Jádson governasse com plenitude.Uma atitude altruística! Loló arcou com o ônus de iniciar um governo com dívidas e inadimplente, sem as certidões negativas que o município precisava para conseguir as verbas.Venceu esta etapa, e plantou bons frutos,que Jádson colheu e ainda está colhendo.
Tenho certeza que Caravelas deve muito sim, a LOLÓ. Jádson também tem esse débito com Loló. Temos que deixar as paixões politiqueiras de lado e sermos verdadeiros.O certo é o certo. Loló não andou gastando dinheiro na mídia para se auto promover. Se o fizesse, talvez tivesse o reconhecimento que merece. Mas eu lhes digo que ele merece o reconhecimento, exatamente por isso! Embora a Câmara seja um poder independente, creio que a bancada do governo deveria ter sido orientada para aprovar as contas de LOLÓ, que sempre manteve um bom trânsito junto aos Edis. Jádson tem a oportunidade de, se quiser, fazer um governo de qualidade em Caravelas, capaz de fazê-lo alçar voos maiores no cenário político da Bahia, embora seus primeiros dias de governo mostrem o contrário, ao manter um secretariado eminentemente político,em detrimento do técnico, mormente nas pastas ligadas ao desenvolvimento econômico e estrutural do município.

CLUBE DOS 40 DE CARAVELAS ESTÁ PRONTO PARA REALIZAR SEU 14º. BAILE CARNAVALESCO. VEJA A EXPLÊNDIDA DECORAÇÃO DO CLUBE

CLUBE DOS 40 DE CARAVELAS ESTÁ PRONTO PARA REALIZAR SEU 14º. BAILE CARNAVALESCO. VEJA A EXPLÊNDIDA DECORAÇÃO DO CLUBE
O Clube dos 40 de Caravelas, já devidamente preparado para receber os foliões para uma Noite no Bataclan o 14º Baile Carnavalesco da administração de Marilene Gouvêa. O evento será realizado em 02 de fevereiro de 2013. O Club dos 40 passou por uma ampla reforma e adequação das estruturas internas e externas, tudo isso obedecendo ás normas de segurança que dará aos foliões mais conforto, comodidade e segurança durante aos eventos que serão realizados antes e durantes o carnaval 2013.Obs. Foi instalado um portão de emergência de correr de estrutura metálica com medidas 2,10 x 2,00, mudanças nos banheiros masculino e feminino, e ainda foram instalados ventiladores tufão, extintores contra incêndio.
Tudo começou no ano de 1998 quando, na oportunidade, Marilene Gouvêa promoveu um baile carnavalesco infantil. A partir de 2000 foi oficializado o baile carnavalesco adulto que, tradicionalmente, faz parte do calendário de Caravelas. O evento já se tornou referência na região. O baile já homenageou grandes personalidades da música, como Emilinha Borba, Carmem Miranda e Chacrinha Tarafa, Carenagem e Kitongos 2001. Em 2013, a diretoria resolveu fazer uma homenagem ao cabaré Bataclan que tornou-se famoso por ser importante cenário no livro Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado. Ali os coronéis do cacau iam em busca de diversão quando vinham das fazendas para acertar negócios e vender cacau.Do ponto de vista da arquitetura, esse prédio não tem grande valor. Seu valor é cultural e está diretamente ligado à obra amadiana. É um dos locais mais procurados pelos turistas, que querem visitá-lo. Andou em ruínas durante muito tempo e, no final da década de noventa, teve a fachada restaurada; foi reconstruído e transformado em espaço cultural. Era uma casa de diversão, com cassino, mulheres, música e bebida.Segundo depoimento de pessoas mais velhas, o cabaré não ocupava os dois andares, estava localizado apenas na parte de cima do prédio. No primeiro andar existia um armazém de secos e molhados, onde se guardavam mantimentos trazidos pelos navios. Na década de trinta o Bataclan não mais existia. Ainda segundo depoimentos, mais tarde, o prédio passou a ser do cabaré de Juninha. A dama do Bataclan chamava-se Antonia Machadão (Maria Machadão no romance Gabriela). O prédio encontrava-se em ruínas e foi desapropriado pelo prefeito, em 1984, para ser transformado em espaço cultural.Após a reconstrução, realizada numa parceria da Prefeitura Municipal com a Petrobrás, foi transformado em espaço cultural, com café, local para exposições e uma réplica do quarto de Maria Machadão. Com dois meses de inaugurado, já havia recebido mais de onze mil visitantes.
A decoração do Clube dos 40 é construída em material reciclável, e fica por conta do talentoso e criativo artista plástico e decorador Giocondo Ângelo Zamprogino, que é fiel escudeiro da presidente Marilene Gouvêa. Bailes carnavalescos do clube dos 40, dia 02 de fevereiro, adulto dia 02 partir das 23:00 horas, animação será comandada pela sensacional banda Classe A. Baile infantil dia 11 de fevereiro ás 17:00hs. Ingressos são limitados, não deixe para a última hora. As reservas de mesas podem ser feitas com Marilene Gouvêa pelo telefone 8824-5466. Atenção: Não será permitida a entrada de qualquer folião portando bebida de qualquer natureza.
COLABOROU:OSMAR GUARNELLES

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração