sábado, 19 de fevereiro de 2011

Caravelas recebe encontro do CODES para discutir Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias



Caravelas recebe encontro do CODES para discutir Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias

por Ascom

Foi realizada 17/02/2011, na Câmara de Vereadores de Caravelas, uma discussão para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias. O evento teve início às 8h30 com o credenciamento e, às 8h45, aconteceu a abertura com a apresentação dos componentes da mesa diretora representada por membros da empresa Futura, Governo do Estado da Bahia (SERIN) e Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia (Apes).

O prefeito de Caravelas Luiz Antonio Alvim Delgado (PP), Loló, acompanhado de vários secretários municipais, se fez presente. O evento contou também com a participação maciça da sociedade caravelense, Ongs e veículos de comunicação da região.O prefeito Loló fez a abertura saudando os componentes da mesa e todos os presentes. O representante da Futura fez a apresentação do projeto e, em seguida, foi servido um Coffee Break aos participantes do evento.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes-Ba) é mais um espaço criado pelo Governo da Bahia com o objetivo de exercitar o diálogo. Com ele, governo e representantes da sociedade civil discutem e elaboram políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do Estado. De natureza consultiva, o Codes fortalece ainda mais a interlocução com a sociedade e compartilha com artistas, empresários, trabalhadores, as decisões importantes do presente e do futuro da Bahia.

A partir daí, tiveram início as oficinas, com discussão do tema proposta pelos participantes. Ao mesmo tempo, foram apresentadas as sugestões de propostas, a definição de prioridades e, por fim, a discussão final.

Durante as discussões foram explicitados os objetivos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para o território da Costa das Baleias. O projeto vai abarcar uma série de ações com consequências positivas no presente e no futuro para essa região. As ações se estenderiam a longo prazo, através da Visão Costa das Baleias 2023, envolvendo o crescimento econômico; crescimento dos pequenos empreedimentos; emprego e distribuição de rendas; qualidade de vida; equilíbrio social de gêneros, ético e racial; equilíbrio socioterritorial, bem como o fortalecimento das identidades culturais.
Foi discutido também o turismo como principal setor econômico do município de Caravelas, ressaltando que, como ele é sazonal, durante a baixa temporada outras atividades como pecuária, a agricultura, o artesanato e a pesca acabam sustentando a economia local.
Por se tratar de um projeto coletivo, ele precisa contar com a participação de todos os segmentos em sua elaboração, construção e execução. Disso dependerá seu sucesso do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias.

--
João Paulo Saraiva Nascimento
Secretário de Planejamento
Caravelas - Bahia

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração