segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

COMIDA FEITA NO FOGÃO A LENHA É MAIS GOSTOSA ! ASSADOS FICAM MUITO MAIS SABOROSOS !



                                                     PIZZA ENTÃO NEM SE FALA!




I -  Desde meus tempos de criança nas ruas de Ponta de Areia, distrito de  Caravelas, que conheço o fogão de lenha. Muitos, toscos, formados  por tijolos medianamente arrumados sob uma base, ou mesmo no chão.Outros verdadeiras  obra de arte encomendadas a um bom  oleiro do lugar. Lá em casa, graças ao bom emprego que papai mantinha na Bahia e Minas, tinha um desses, com direito a estufa e forno com tampas de ferro e grelhas fundidas em Alfenas. Um luxo!

Quando fomos morar no sítio, no caminho da Barra, uma das primeiras providencias tomadas foi fazer um bom fogão a lenha, onde Mãe Dé (minha “boa dastra”) preparava quitutes  que aguçavam minha gula e  me  faziam  atropelar as orações à mesa, ávido para deliciar-me  com seus pratos maravilhosos.

O sol se pôs muitas vezes e lá fui eu morar na Torres Homem, naquele tempo pacata ruazinha no bairro de Noel, no Rio de Janeiro. Era uma vila com 06 casas e a nossa, era a última, onde havia um  pátio onde naquele tempo, os Buicks e Packards estacionavam ou faziam a volta, atrapalhando nosso racha na boa  bola de meia.

Na entrada da vila, ao rés do piso cimentado havia umas caixas com hidrômetros de água e de gás, que eram conduzidos até as casas. É desta época meu contato com o gás encanado ou gás de rua.

Vindo à Caravelas algum tempo depois, encontrei na cozinha, ornamentado como se fora uma peça de arte moderna, um bom fogão a gás. Na tampa, um bordado em ponto de cruz  mostrando umas figuras de panelas, insinuava  que o apetrecho servia para cozinhar. Mas o aroma que sentia, não provinha dali já que estava desligado.O velho bom fogão de lenha soltava fogo pelas ventas qual máquina da Bahia e Minas, no puxadinho ao lado da cozinha!

“Mãe Dé!? Exclamei eu: A senhora continua cozinhando no fogão á lenha?”

“Ai home”, -respondeu ela- ”Não sei prá que essas grandezas. Você não sabe que comida no fogão de lenha fica mais gostosa?”

Mais Luas se passaram e certa vez, fui almoçar no alto da Consolação, recomendado que fora por um colega de trabalho. Disse-me ele que apesar do lugar não ser muito chique ou apresentável, a comida era excelente, faziam uma chuleta  de dar água na boca e vivia cheio de funcionários da Rede Globo, que mantinha um Studio do Globo Rural ali na Avenida Angélica.Na hora do rush,era fila na certa e das grandes. Fiquei cliente e amigo dos garçons e logo apelidei o lugar de “Suginho”.O segredo de tanto  sucesso?

Um fogão a carvão de lenha!

Depois fiquei comprovando ao longo do tempo, que até a pizza é melhor assada em forno a lenha.Quanto maior o forno, melhor a pizza.

                  



II  - O Brasil é esse imenso forno, onde o fogão  é a lenha.Quanto maior o escândalo, o inquérito, a corrupção, o não cumprimento da Lei, quanto mais demora para se decidir o que já está prescrito na Lei, mais gostosa e saborosa é a pizza.

Agora  mesmo estão assando uma imensa pizza aqui em Caravelas e no Estado da Bahia.Está no forno.

Explico: O Prefeito da cidade, Jádson Ruas  e mais quatro Vereadores, Zé do Leite, Claudino  e Carlinhos de Juerana, - além de Josiel, que é o atual Presidente da Câmara - trocaram o partido pelo qual foram eleitos, pelo PDT. Ocorre que segundo a lei eleitoral vigente, o cargo não mais pertence ao  político e sim ao partido.

Interpretando a Lei e querendo fazê-la cumprir, o Procurador  Sidney Madruga, da Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia requereu a perda de mandato dos  políticos acima e outros tantos no estado. São mais de 90.

Jádson e os Vereadores já recorreram, mas duvido muito que venham a perder seus mandatos. Infelizmente, no tocante à aplicabilidade imediata da Lei, liminares em cima de liminares, recursos em cima de recursos, empurram a decisão final para um futuro distante, onde a medida não mais  terá o efeito que  motivou a lei. Quando for decidida esta questão, os acusados já terão cumprido seu mandato.

No país, instalou-se a industria da LIMINAR, que eu prefiro chamar de “ILIminar” que visam eliminar o cumprimento imediato da Lei.

Já vi esse filme aqui mesmo em Caravelas.Trabalhava no elenco, onde fiz uma pontinha.Um  então candidato a prefeito  teve sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral a poucos dias da eleição. Seu nome só constou da urna porque  estas já  estavam prontas com os nomes dos candidatos inseridos. Eu estive com o instrumento de cassação nas mãos, recebido da Justiça eleitoral que funcionava na cidade do Prado. Mostrei a todos, o Tribunal eleitoral fez constar em suas primeiras  listagens a eleição de Chiquinho e a cassação da candidatura de  David, mas este entrou com recurso e governou  4 anos sob liminar.

Políticos aqui de Caravelas, alguns até com boa experiência nos meandros da política suja, não acreditam que o presente processo logre êxito, como quer o Sr. Procurador da Justiça Eleitoral, Dr. Sidney Madruga.

 Uns dizem que o que prejudica o andamento da justiça no Brasil é o excesso de Leis.No presente caso, do atual prefeito e Vereadores de Caravelas, conversei com um amigo, Jurista respeitado em  Brasília, e ele disse-me em off que o ideal está longe de acontecer, infelizmente, no Brasil. No presente caso, disse-me  ele  que  o que havia de se esperar, era a imediata aplicação da Lei com o consequente afastamento dos réus, posse dos suplentes e do sucessor natural do prefeito de acordo com a Lei, podendo os afastados recorrer da decisão, mas fora do cargo, posto que MUDARAM MESMO DE PARTIDO. No decorrer do processo, poderiam voltar a  seus cargos se provado que o partido se afastou da linha   de propostas inseridas em seu programa partidário e estatutos, nos quais os eleitores votaram.

MAS VAI MESMO ACABAR EM PIZZA. Esta é a conclusão do meu amigo.

E PELO RETROSPECTO, É O QUE DEVE ACONTECER: Uma grande pizza !
Qualquer outra decisão, será uma surpresa jamais vista na política baiana.
É  mais uma bela pizza nesse Brasil fantástico. Movido por fogo à lenha!

        

fotos: Wilkpédia      

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração