Na Barra de Caravelas, urge uma ampla reurbanização da praia do Grauçá, atualmente ocupada com quiosques disformes.A Equipe de trabalho imprescindível e sugerida no início da matéria acima deverá dar urgência a este projeto.Não se pode nem devemos ficar esperando soluções globais de Salvador enquanto a cada dia nosso turismo mais se degrada.
Promover competição de natação como 1ª Travessia do Rio das Caravelas - A princípio a nível estadual - Depois, nacional e futuramente internacional.Este evento poderia conseguir patrocínios da iniciativa privada para pagamento dos prêmios e custeio de organização.A prefeitura entraria com passagens e sua infraestrutura de pessoal.
Aproveitar o Rio Caravelas para fazer competições de Wind surf.
Incentivar o Turismo na Praia do Pontal do Sul, com o estabelecimento de viagens regulares feitas por dois barcos em regime de ida-e-volta,todo domingo,subsidiado pela PMC que solicitaria parceria da FIBRIA ou outra empresa para construção de dois piers ou embarcadouros de madeira,um no Pontal do Sul e outro na Barra.Salva-vidas seriam contratados para dar segurança aos banhistas,a exemplo de outras praias do país e do mundo. Alem de acabar com o mito de que Caravelas não tem praia, a própria travessia por si só se constituiria num passeio turístico interessante.
Recuperação da Cacimba de Santo Antônio com urbanização da área de acesso a partir da Rua Dr. André da Cruz. Além de esgotamento, limpeza e pintura da Cacimba, seria colocada placa indicativa contando sua história e importância para os moradores ao longo de quase três séculos.Seria ponto importantíssimo no roteiro turístico de Caravelas,dada sua tradição histórica e folclore local que atribuem às suas águas milagres casamenteiros por obra de Santo Antônio.Em 2012 logo no inicio do primeiro governo Jádson Ruas levei o prefeito ao local expliquei a tradição.O mesmo ficou de implantar o projeto.Falta agir,então,neste sentido.
Estas são sugestões mínimas.Evidente que outras ideias há, minhas e de muitas outras pessoas.Tudo o que está acima, já foi falado por muitos,portanto,não apresento novidades nem nenhum ovo de Colombo.O que importa é que é preciso começar um trabalho por Caravelas e isto passa por uma determinação,por uma vontade de estar focado nesses objetivos.Daí,a necessidade de primeiro criar-se esta comissão especial,ou grupo de trabalho.
Não sei se vai adiantar muito, mas brevemente estarei expondo algumas ideias no segmento de DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, excluído o setor de turismo que abordo alguns pontos acima.Como o turismo é a maior fonte alavancadora de recursos possíveis com menor investimento inicial,resolvi começar por este segmento, já que a natureza privilegiou a Caravelas com recursos naturais inigualáveis.