ELIAS DE JESUS SIQUARA, aos 96 partiu sereno para novas jornadas onde seu conhecimento e desenvolvimento foi necessário.
Seu Elias, como era chamado carinhosamente pela população de Caravelas, era muito querido e admirado por todos, não só por seu temperamento simpático e agradável, mas também pelo conhecimento profundo que tinha sobre a história passada e contemporânea de Caravelas.Filho de Amélio Siquara que teve prole numerosa e famosa por sua dedicação às causas do município, ""Seu"" Elias, era figura ínpar. Não havia coisas ou fatos sobre nossa cidade que ele não soubesse. Quando se tinha dúvidas sobre qual foi o primeiro avião que pousou em Caravelas, era a ele que se perguntava.Quando a dúvida pairava sobre o torpedeamento de um navio brasileiro nas águas da Bahia, ele tinha a resposta na ponta da língua. Sabia tudo e mais alguma coisa sobre a construção do nosso aeroporto , sobre o porto e sobre a antiga Estrada de Ferro Bahia e Minas.
Um homem alegre e participativo, integrou por vários anos a diretoria do Rotary Clube de Caravelas. Tinha paixão pela Escola de Samba Irmãos Portela, e nunca deixou de nela desfilar esbanjando simpatia e transmitindo alegria.Escola esta que o homenageou este anode 2019, quando foi escolhido como tema do samba enredo.
Comerciante famoso por sua "CASA 27 - A que pintava o sete na Rua 7 .Certa vez conversando com ele, disse-me que por várias vezes, no tempo áureo da aviação em Caravelas, cansou de ir pela manhã fazer compras na zona do Saara no Rio de Janeiro, embarcando em um avião no aeroporto de Caravelas e voltando no mesmo dia à tarde com os artigos que precisava para sua loja.
SOBRE O PASSAMENTO DE ELIAS SIQUARA, O EX-prefeito de caravelas, DAVID DA CAIXA DISSE AS SEGUINTES PALAVRAS:
""Recebi agora a triste notícia da Morte do nosso querido Elias Siquara, que tive o prazer e a honra de conhecer, de ser amigo e de desfrutar de horas de conversa, sempre ensinamentos e aprendizagem. Mesmo sabendo que NUNCA perdemos nada pra Deus, o vazio provocado pela ausência física permanecerá enquanto vivemos, mas é certo que nos corações de quem o amava, ela estará sempre presente, Rogamos que Deus conforte todos os familiares e a nós amigos"" David da Caixa
", Seu Eias deixa muita saudade e uma lacuna difícil de ser subistituida na história dessa Caravelas de 516 anos de existência.
Elias de Jesus Siquara partiu feliz e sereno para novas missões no mundo ainda desconhecido para nós que continuamos no planeta terra. Aqui, brilhou muito e disseminou o conhecimento.Gostei muito que a Escola de Samba Irmãos Portela o tenha homenageado em vida, ainda este ano de 2019.Uma homenagem merecida e que ficará para sempre na história e no corações dos caravelenses que tiveram o privilégio de conhecê-lo e beber de sua sabedoria (Jèsus Barreto)