quinta-feira, 6 de outubro de 2011

YOM KIPPUR

7/8 DE  OUTUBRO  2011

Shalom amigos,

Dez dias após o início do ano judaico, o povo judeu vivencia o dia mais sagrado do ano – Yom Kippur (יוֹם כִּפּוּר, Dia da Unção). De acordo com a tradição judaica, Deus escreve o destino de cada pessoa para o próximo ano em um livro, o Livro da Vida (סֵפֶר הַחַיִּים, Sefer HaXaim), no Rosh Hashanah, e aguarda até o Yom Kippur para "selar" o verdito. Durante os dias entre o Rosh Hashanah e o Yom Kippur, os judeus tentam corrigir o seu comportamento e buscam perdão pelos erros feitos contra Deus e contra outros seres humanos. No Yom Kippur, o dia inteiro é gasto em jejum e oração pelo perdão de Deus e por um ano bom.


A Torá chama o dia Yom HaKippurim (יוֹם הַכִּפּוּרִים) e ordena não trabalhar nesse dia e afligirmos as nossas almas.






"בַּחֹדֶשׁ הַשְּׁבִיעִי בֶּעָשׂוֹר לַחֹדֶשׁ תְּעַנּוּ אֶת נַפְשֹׁתֵיכֶם, וְכָל מְלָאכָה לֹא תַעֲשׂוּ הָאֶזְרָח וְהַגֵּר הַגָּר בְּתוֹכְכֶם. כִּי בַיּוֹם הַזֶּה יְכַפֵּר עֲלֵיכֶם, לְטַהֵר אֶתְכֶם מִכֹּל חַטֹּאתֵיכֶם, לִפְנֵי ה' תִּטְהָרוּ." (ויקרא ט"ז, כ"ט-ל')


“E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR.” (Levítico 16:29-30)





Para "afligirmos nossas almas", nós, o povo judeu, nos abstemos de comida e bebida, não lavamos ou ungimos os nossos corpos, não usamos sapatos de couro e nos abstemos das relações conjugais durante o Yom Kippur.


Imagem: Maurycy Gottlieb, judeus orando na sinagoga, 1878 





Nos dias que precedem o Yom Kippur, uma benção para uma boa inscrição no Livro da Vida é adicionada à benção do Shana Tova (ano bom):



שָׁנָה טוֹבָה וּגְמַר חֲתִימָה טוֹבָה,

Shana Tova uGmar Xatima Tova

Tenha um Bom Ano e Que você esteja inscrito (no Livro da Vida) Permanentemente



שִׁירָה כֹּהֵן-רֶגֶב

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração