sábado, 6 de julho de 2019

UCRÂNIA :UM BELO E RICO PAÍS AMEAÇADO PELA RÚSSIA


: UCRÂNIA:UM BELO E RICO PAÍS AMEAÇADO PELA RÚSSIA.




Com o fim da União Soviética, vários povos voltaram a ser independentes e se organisaram com suas línguas originais, seus costumes e laços familiares.
Parece, entretanto, que isso incomoda muito a Rússia de Putin, que vira e mexe intervém nesses países, ora através de ameaças, ora fazendo o uso da força, principalmente quando esses jovens e ricos países exercem seu direito de exercerem a plena democracia e liberdade, aliando-se a paises do bloco ocidental, o que o regime comunista de Moscou abomina.
Recentemente, após influenciar a população da Criméia, que é território Ucraniano, a Rússia praticamente anexou aquele extenso território pertencente à Ucrânia,num ato totalmente ilegal, já que o governo, local da Criméia não tem poderes constitucionais para ceder território nacional.
Uma pena que no mundo moderno, ainda existam chefes de estado com pretensão expansionista a ponto de tomar à força terras de outro país, sob o beneplácito da ONU, que até agora não exigiu da Rússia que tire suas tropas da Criméia e devolva à Ucrania o que de fato lhe pertence. Esperamos que a justiça se faça e que o povo Ucraniano possa ter na sua plenitude controle sobre o território que legalmente lhe pertence.


A Ucrânia (em ucraniano: Україна , Ukrayina, pronunciado: [ukrɑˈjinɑ]) é um país da Europa Oriental que faz fronteira com a Rússia a leste e nordeste; Bielorrússia a noroeste; Polônia, Eslováquia e Hungria a oeste; Romênia e Moldávia a sudoeste; e Mar Negro e Mar de Azov ao sul e sudeste, respectivamente. O país possui um território que compreende uma área de 603.628 quilômetros quadrados, o que o torna o maior país totalmente no continente europeu.[5][6][7]

O território ucraniano começou a ser habitado há cerca de 44 mil anos[8] e acredita-se que a região seja o lar da domesticação do cavalo[9] e da família de línguas indo-europeias.[10] Na Idade Média, a nação se tornou um polo da cultura dos eslavos do leste, conhecido como a poderosa Rússia de Quieve. Após a sua fragmentação no século XIII, a Ucrânia foi invadida, governada e dividida por uma variedade de povos. Uma república cossaca surgiu e prosperou durante os séculos XVII e XVIII, mas a nação permaneceu dividida até sua consolidação em uma república soviética no século XX. Tornou-se um Estado-nação independente apenas em 1991.

A Ucrânia é considerada o "celeiro da Europa" devido à fertilidade de suas terras. Em 2011, o país era o terceiro maior exportador de grãos do mundo, com uma safra muito acima da média.[11] A Ucrânia é uma das dez regiões mais atraentes para a compra de terras agrícolas no mundo.[12] Além disso, tem um setor de manufatura bem desenvolvido, especialmente na área de aeronáutica e de equipamentos industriais.

O país é um Estado unitário composto por 24 oblasts (províncias), uma república autônoma (Crimeia) e duas cidades com estatuto especial: Quieve, a capital e maior cidade, e Sebastopol, que abriga a Frota do Mar Negro da Rússia sob um contrato de leasing. A Ucrânia é uma república sob um sistema semipresidencial com separação dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Desde a dissolução da União Soviética, o país continua a manter o segundo maior exército da Europa, depois da Rússia. O país é o lar de 44,6 milhões de pessoas,[1] 77,8% dos quais são ucranianos étnicos, com minorias de russos (17%), bielorrussos e romenos. O ucraniano é a língua oficial e o seu alfabeto é cirílico. O russo também é muito falado. A religião dominante é o cristianismo ortodoxo oriental, que influenciou fortemente a arquitetura, a literatura e a música do país.







País na Europa
A Ucrânia é um país da Europa Oriental que faz fronteira com a Rússia a leste e nordeste; Bielorrússia a noroeste; Polônia, Eslováquia e Hungria a oeste; Romênia e Moldávia a sudoeste; e Mar Negro e Mar de Azov ao sul e sudeste, respectivamente. Wikipédia
Capital: Kiev
Presidente: Volodymyr Zelenski
Moeda: Grívnia
Continente: Europa
Língua ucraniano


Fontes. Arquivo pessoal e Wikipédia,a encicloppedia livre





ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração