segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TRANSPORTES DE MASSA

A SOLUÇÃO ESTÁ NOS TRILHOS E PRECISA SER TOMADA

Neste tempo de eleições, pouco se tem falado sobre o tema de transportes nas grandes cidades, enfocando que as mesmas à medida que crescem, no atual modelo, tornam-se menos humanas.A megálope São Paulo nos dias atuais, faz rodízio de placas de automóveis: Hoje Você só pode trafegar com placas de final par, amanhã com as ímpares. O trânsito fica um caos de qualquer maneira:Milhares de veículos se espremem nas vias saturadas, despejando milhares de quilos de poluição e stress direto em nossa veias. Nosso ânimo se alquebra.Perde-se tempo e dinheiro. Em pleno século XXI, ainda não encontramos solução para amenizar nosso sofrimento em nossa movimentação diária para o trabalho, o trato com a saúde, com a educação ou para o lazer.
Incontáveis engarrafamentos, horas perdidas nas nossas principais vias de acesso ao centro, com custo financeiro maior de manutenção do mínimo de qualidade de vida.
Gostaria de sugerir que o transporte de passageiros de ônibus na área urbana fosse substituído integralmente por transporte sobre trilhos de metrô e de ferrovia. Os ônibus seriam utilizados apenas para transporte intermunicipal e interestadual. A mudança seria grande e audaciosa, e lógico com alto custo, mas não tão alto quanto o que pagamos para vivermos enclausurados em verdadeiras “latas de sardinhas” em que se transformaram as nossa metrópoles.
Como exemplo, vejam o caso da Via Amarela no Rio de Janeiro: Congestionamentos constantes e medos idem de assalto. Por que não aproveitar seu leito inferior das pistas( Ou mesmo elevado acima das mesmas) e aí correr uma linha de metrô ? Esse procedimento iria baratear com certeza os custos, pois já temos o corredor. A longo e médio prazo, seria a melhor solução para se atingir o centro ou a Av. Brasil.
Por que não se ligar o Metrô da Barra à linha 2 em Irajá e daí prosseguir até Caxias na Baixada Fluminense ?
Por certo que especialistas poderiam dar outras soluções e sugestões. O que não se pode é ficar reinventando o transporte de ônibus coletivos que atravancam nossas vias e nos tiram a qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Construa aqui sua impressão.Use o amor como alicerce

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração