domingo, 27 de novembro de 2011

PASSARELAS BENEFICIAM ESTUDANTES CARAVELENSES


ESTUDANTES DA REGIÃO RIBEIRINHA DE CARAVELAS GANHAM NOVA PASSARELA SOB O MANGUEZAL 

Escreve-nos Ulisses Scofield:
"Vejam a notícia abaixo... mais um resultado positivo com nossos parceiros, destacando-se para este, o apoio da Gerência Regional do IBAMA em Eunápolis/BA, com o repasse da madeira para a Base Avançada do CEPENE/IBAMA em Caravelas. "Inaugurada" dia 14 de outubro do corrente ano, já beneficiou 189 estudantes oriundos de São Paulo, Espírito Santo e do Extremo Sul da Bahia."
Melhoria favorece atividades de educação ambiental e o trabalho dos marisqueiros
CaravelasNews, Caravelas News
Os moradores de Caravelas (BA) foram beneficiados com a construção de passarelas na Trilha Sapucaia na Tapera, localizada na Reserva Extrativista do Cassurubá. A melhoria foi resultado de uma parceria que envolveu a Fibria, a Gerência Regional do Ibama de Eunápolis, a Base Avançada do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste (Cepene) e os moradores da reserva. As passarelas vão beneficiar as atividades de educação ambiental realizadas pelo Cepene, além de contribuir para o trabalho dos marisqueiros da localidade.
Por estar inserida no ecossistema de restinga e manguezais, a estrutura auxiliará 10 famílias marisqueiras que obtêm renda através da coleta de caranguejos, guaiamuns, sururus, ostras e outros mariscos. As passarelas também foram construídas para compor a trilha interpretativa da reserva, onde são desenvolvidos trabalhos de educação ambiental junto a moradores e estudantes.
De acordo com o analista de meio ambiente florestal da Fibria, Roberto Mediato, o próximo passo é a instalação das placas de identificação das principais espécies de flora. “A parceria com o Cepene no desenvolvimento do Projeto Manguezal vem trazendo grandes benefícios para a comunidade e o meio ambiente local. A instalação das placas de identificação das espécies florestais será uma importante ferramenta de formação, que incentivará a consciência ambiental dos visitantes”, explica Mediato.
Projeto Manguezal
É desenvolvido desde 2002 numa parceria entre a Fibria, o Ibama e o Cepene. O objetivo é orientar os pescadores sobre a utilização dos recursos pesqueiros e manejo ambientalmente adequado do manguezal, além de incentivar o plantio de árvores frutíferas em áreas ociosas.
O programa desenvolve pesquisas de manejo e monitoramento para a preservação do ecossistema de Caravelas, sendo levantados e analisados dados socioeconômicos, biológicos, pesqueiros, de cultivo e de recuperação do ecossistema local. Educação ambiental e associativismo entre as populações ribeirinhas são outras práticas incentivadas que agregam valor econômico aos produtos explorados na região.
Em 2010, por meio de 12 trabalhos elaborados e realizados com diferentes enfoques, aproximadamente, 8 mil pessoas foram beneficiadas pelo Projeto Manguezal.
Colaborou: Ulisses Scofield

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

BRASIL NÃO VAI TRANSFERIR EMPREGOS PARA OUTROS PAISES,DIZ PRESIDENTA DILMA NA ENTREGA DE NAVIO DO P A C

Presidenta Dilma cumprimenta subchefe de máquinas Alessandra dos Santos, na cerimônia de entrega do navio Celso Furtado no Estaleiro Mauá. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff participou hoje (25) da cerimônia de entrega do navio Celso Furtado no Estaleiro Mauá. É a primeira embarcação entregue por um estaleiro brasileiro ao Sistema Petrobras desde 1997. Sua construção faz parte do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que marca a retomada da indústria naval brasileira com a abertura de novos estaleiros e a modernização dos existentes.
No discurso, Dilma Rousseff lembrou o desmonte vivido pela indústria naval no Brasil. Seu ressurgimento, afirmou, é resultado do esforço do ex-presidente Lula, que acreditou no trabalhador brasileiro.






“A indústria naval, quando o presidente Lula chegou ao governo, estava paralisada. E você via no chão, nos muitos estaleiros que já tinham produzido navio, a grama crescendo por entre as pedras. Isso foi responsabilidade de um momento terrível da nossa história, em que nós tivemos uma das maiores perdas para os trabalhadores do setor metalúrgico do Brasil. E aí, o presidente Lula tomou uma decisão. Nós podemos produzir no Brasil o casco, o navio e a plataforma.”
A presidenta Dilma disse ainda que a indústria naval vai continuar gerando emprego. Além da Petrobras, as empresas de petróleo que atuam no país vão manter seus investimentos, o que aumentará a demanda por navios, plataformas e sondas. Os postos de trabalho aqui criados, afirmou a presidenta, não sairão do país.
“Eu lutei muito para que o Brasil voltasse a produzir o que ele era capaz. Nós não vamos transferir emprego para ouros países do mundo. Os empregos gerados para o Brasil serão mantidos no Brasil.”
A presidenta fez uma homenagem ao economista Celso Furtado (1920-2004), que, segundo ela, soube separar crescimento de desenvolvimento.
“Um país só se desenvolvia se os empregos ficassem cada vez melhor, se cada família pudesse colocar seu filho na escola e ter acesso à saúde. Para ter desenvolvimento, teria que ter crescimento, geração de emprego e distribuição de renda. Senão, não era desenvolvimento.”

Programa de Navios - Com o Celso Furtado, já foram lançados ao mar quatro navios, todos batizados em homenagem a importantes personagens da história do Brasil. Com capacidade para 48,3 mil toneladas de porte bruto, ele será responsável pelo transporte de combustíveis (gasolina e diesel) entre os estados.
Segundo a Transpetro, subsidiária da Petrobras, duas mil pessoas trabalharam na construção do navio. Uma delas, Alessandra dos Santos, subchefe de máquinas, não segurou a emoção. No discurso, falou do antigo sonho de ser comissária de bordo que deixou de lado quando conheceu o trabalho da Marinha Mercante. Trocou o céu pelo mar e acompanhou de perto a construção do Celso Furtado.
“Há dez meses acompanho o nascimento do navio que já faz parte da minha vida. Assim, não poderia deixar de prestar homenagem a todos os trabalhadores do  Estaleiro Mauá. Vi de perto o empenho e dedicação de cada um deles que ajudaram a transformar esse sonho em realidade.”
Pelo Promef, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), deverão ser entregues, até 2015, 49 navios petroleiros e gaseiros de grande porte, sendo 23 deles na primeira fase do projeto (com 65% de nacionalização) e 26 na segunda etapa (com 70% de nacionalização). Com isso, a frota da Transpetro, hoje com 53 navios, vai superar o número de 110 embarcações.
“Há dez anos, a indústria naval brasileira estava destruída. Não havia navios em construção, não havia funcionários, apenas um resíduo de dois mil funcionários, e nada mais. Hoje são 60 mil funcionários que trabalham na industria naval brasileira”, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Selo e carimbo comemorativos foram lançados pelos Correios na cerimônia no Estaleiro Mauá. Acompanha a imagem da embarcação Celso Furtado, a legenda: Primeiro navio do PAC em operação.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

ABROLHOS SOB AMEAÇA DO VENENO NEGRO

                                                   FOTO: RENAUD BARRETO

                                 ABROLHOS  SOB AMEAÇA DO VENENO NEGRO


O recente vazamento de petróleo na Bacia de Campos no Estado do Rio de Janeiro no último dia 08 de Novembro me fornece a leitura, agora mais clara, que não só o mundo mas o Brasil, não estão preparados para o manejo seguro da exploração  em todos os níveis, e retirada do petróleo no mar.

Anuncia-se que havia uma fissura de aproximadamente 300 metros num terreno rochoso no fundo do mar, cuja parede  é fina, ou não suficientemente grossa para suportar a pressão a que foi submetida artificialmente para pressionar o petróleo.

O que  eu  pergunto, embora sendo leigo no assunto é que se o  local foi alvo de estudos geológicos, e análises preliminares, por que não foi detectada a possibilidade de um possível    rompimento, o que acabou acontecendo?

Não vão me dizer que foi coincidência, pois aconteceu exatamente onde se trabalhava a exploração de petróleo.A  empresa a qual está afeta a exploração, a Chevron, utiliza como parceira na perfuração  a Transocean, mesma empresa envolvida no tragico desastre ambiental no Golfo do Mexico.Para melhor entendimento, destacamos que a Chevron é a responsável por esse poço e mais nove plataformas  marinhas.
Desastres ambientais como o atual ocorrido no litoral do Rio de Janeiro, causam prejuízos irreversíveis ao meio ambiente e afeta nossa sustentabilidade como um todo. Por maior que seja a multa aplicada, 50, 100 ou 200 milhões de Reais, serão insuficientes para devolver à vida, bilhões ou trilhões de micro-organismos responsáveis, talvez, pelo equilíbrio e manutenção da vida como um todo  na nossa mãe chamada Terra.
VEJA ABAIXO NA FOTO DE LUIZ MORIER  DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO,  A MANCHA NEGRA NO LITORAL DO RIO DE JANEIRO.

                                               FotoLuiz Morier - Sec. Meio Ambiente -RJ
Catástrofes como esta  me leva a pedir às autoridades brasileiras, principalmente aos magistrados, que ponham fim imediato à loucura de permitir a exploração  de petróleo no entorno do Parque Marinho dos Abrolhos. Como cidadão Caravelense, não quero correr o risco de um dia acordar com a notícia de que houve um vazamento de petróleo em nossa região, dizimando nossa fauna, nossa flora, matando nossos Atobás e outros  pássaros e peixes, nossas Baleias que nos trazem turistas, nossos golfinhos que invadem graciosamente aos saltos  o nosso Rio das Caravelas.
                                                       Foto:   Jésus Barreto   

Caravelas é  pequena. Mas linda, limpa nas suas ruas, nos seus rios e até nos seus ricos manguezais onde  nasce a vida marinha. Quem conhece Abrolhos, sabe que é um verdadeiro paraíso. Estive lá várias vezes, mergulhando em suas águas cristalinas onde  os peixes e tartarugas nos acompanham tranquilamente, sem medo, sem fugir, quase nos tocando e  realizando o milagre da multiplicação das espécies sem temor.Sinceramente, não creio que  precisamos correr esse risco.E no caso de Abrolhos, digo  sem medo de errar que um eventual vazamento de petróleo, -o que está provado é possível de acontecer - seria um desastre de muito maior proporção dos que os  que conhecemos até agora, e sabe-se lá com que consequências.

Este paraíso chama-se Abrolhos e pode desaparecer se as autoridades brasileiras não abrirem os olhos

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ALMOÇO NO CLUBE DOS 40 MARCA INICIO DOS PREPARATIVOS PARA A GRANDE FESTA DE SANTO ANTONIO DE 2012


ALMOÇO NO CLUBE DOS 40 REUNE SOCIEDADE CARAVELENSE E FIÉIS SEGUIDORES DO PADROEIRO DA CIDADE

Almoço movimentou a cidade no chuvoso domingo, dia 20


O CLUBE DOS 40 MAIS UMA VEZ SERVIU DE PALCO PARA UM EVENTO QUE ALÉM DE CONTRIBUIR PARA OS FESTEJOS DO PRÓXIMO ANO DO PADROEIRO DA CIDADE, SANTO ANTONIO,PROPICIOU O ENCONTRO DAS FAMILIAS CARAVELENSE QUE APROVEITARAM PARA COLOCAR A CONVERSA EM DIA E PASSAR MOMENTOS AGRADÁVEIS AO LADO DOS AMIGOS, DEGUSTANDO UMA SABORASA COMIDA CASEIRA.
APESAR DO GRANDE COMPARECIMENTO DAS PESSOAS QUE TOMARAM TODAS AS MESAS DO CLUBE, A FARTURA FOI GRANDE E AINDA SOBROU MUITA COMIDA QUE FOI DISTRIBUIDA AOS PRESOS NA CADEIA PÚBLICA DA CIDADE.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PREFEITURA RECEBE MAIS DE R$ 1.000.000,00 DO FUNDEB E NÃO PAGA SALÁRIOS CONFORME MANDA A LEI






Segundo informou a APLB Sindicato a Prefeitura de Caravelas recebeu do dia 01/10 até o 04/11 a quantia de R$ 1.042.630,36 somente do FUNDEB, porem os professores continuam sem receber os salários conforme diz Lei Municipal.


No dia 20 de outubro entre o sindicato e a Prefeitura porem nada foi resolvido. A APLB cobrou o pagamento do salário integral dos trabalhadores, cortar os salários daqueles que recebem e não trabalham, cortar o pagamento de diárias e ainda o corte das gratificações daqueles profissionais que não se enquadram no plano de cargos e salários.


O sindicato afirma que ultimamente muitos boatos tem sido “plantados” nas ruas contra a classe, tentando jogar a comunidade contra os profissionais de educação que estão apenas lutando para que seus direitos sejam cumpridos conforme diz a lei.


Informações dizem que o prefeito Jadson Ruas quando perguntado sobre a questão do plano de cargos e salários, sempre mostra um contra cheque de “anônimo” de profissional da educação com salário mensal de mais de R$ 4.500,00 e ainda pergunta: “Você acha isso Justo ?”.


A APLB Sindicato Caravelas afirma que ainda este mês será realizada Assembleia Geral com a classe para definir quais serão as próximas providencias a serem tomadas, tendo em vista que quando a justiça determinou a classe acabou com a greve e nada mais foi resolvido.



Transcrito do Caravelas News


Com informações da APLB/SINDICATO CARAVELAS.


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PREFEITURA DE CARAVELAS USA CARRO DE SOM E CULPA BANCO DO BRASIL POR NÃO PAGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS



A manhã chuvosa do dia de finados em Caravelas trouxe uma surpresa nada agradável para os funcionários municipais da cidade: Anunciado com antecedência o pagamento da metade do 13.° salário e o pagamento da folha dos servidores referente ao mês de Outubro, o fato não ocorreu, como era desejo da Prefeitura Municipal, que contou tostões daqui, juntou outros de acolá,somou, e mandou então a folha para a agencia local do Banco do Brasil. Que houve um esforço do governo para cumprir o que prometeu e era sua obrigação, não se pode negar.

O que se questiona  é se a folha foi mandada em tempo hábil para que o estabelecimento bancário pudesse processá-la. Afinal, qual é o prazo legal  para liberar o pagamento a partir da entrada da listagem e do montante da folha ?Ou houve uma pane no sistema , que como dizem,"caiu"? invibializando o pronto pagamento da folha? O Banco do Brasil errou ?

 Pelo pouco que conheço, salvo melhor juízo, um banco com a responsabilidade do Banco do Brasil, não iria descumprir prazos de lei.

Seria bom que o Banco do Brasil esclarecesse esse fato publicamente, como o fez a prefeitura, para que o público tenha conhecimento exato da verdade dos fatos. Não se brinca com folha de pagamento de funcionários! Afinal, de quem é a culpa ?

Se errou, ou não, o fato é que o Executivo Municipal fez circular um carro de som nesta manhã, acusando frontalmente o Banco do Brasil pela não liberação do pagamento aos servidores.Culpados à parte, o certo é que não merecíamos ouvir ou constatar tanto despreparo: Não se pode expor um Banco, como o principal Banco do país, a esse vexame. Ainda que ele tenha errado, o que precisa ser provado. Constatado o erro, cremos que o bom censo apontava para uma conversa franca entre o gerente do estabelecimento e o Secretário de Finanças, e na falta desse secretário, o próprio prefeito poderia conversar com o gerente.Qualquer que fosse o resultado dessa conversa, entretanto, não justificaria tentar jogar os funcionários municipais contra um estabelecimento que durante anos vem prestando serviços relevantes à nossa população. É certo que a agencia opera com poucos servidores, as longas filas fazem parte do cotidiano, mas isso não é diferente nas outras cidades do país.Se comparado com outras cidades,aqui até que sofremos menos, e o atendimento tem que melhorar sim!

Creio que o Executivo Municipal não precisava chegar a tanto. Creio que faltou ao nosso jovem prefeito um aconselhamento mais sereno.

Ou será que alguém  para  “puxar o saco”, disse:

-- "É isso mesmo, bota na rua que a culpa foi do Banco do Brasil!” ?.
Se assim for, é certo que  o Sr. Prefeito precisa melhorar sua assessoria.Uma autoridade que conduz um município, não pode descer à este nível de atacar publicamente a maior instituição bancária do país.

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração