NESTE DIA 22 DE MARÇO, COMEMORA-SE EM TODO O MUNDO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA, O BEM MAIS PRECIOSO QUE A HUMANIDADE POSSUI.
Já falamos aqui neste modesto blog que a água está "secando" e que consequentemente, a terra está se aquecendo mais e mais.Parece-nos, à primeira vista, que temos "toda a àgua do mundo".E que ela é tanta,tanta e tanta que nem nos damos conta disso ao escovarmos os dentes, tomarmos banho ou lavarmos o nosso automóvel com a mangueira ligada.Um verdadeiro desperdício do qual só nos damos conta quando a Cia. não bombeia água e ela escasseia na torneira, ou se a sede aumenta e estamos distante da água potável.Neste dioa, volto minha atenção para o tema, e peço à Voçê, caro amigo que me honra com sua visita à esse modesto e despretencioso blog, que faça uma reflexão sobre esta data em que se comemora o dia mundial da água.Dê um segundinho de seu precioso tempo à esse líquido precioso.Imagine a companhia que ela, a água, lhe fez desde que Voçê estava ainda na bolsa de sua mamãe.Seu primeiro banho...Suas brincadeiras na chuva...o banho na piscina...sua garganta aliviada da sede ao sentir o mais puro dos líquidos deslizar para dentro deseu corpo.Saborei esse momento.Procure lembrar-se agora de quantas vezes hoje usou água.Quantas vezes ainda irá precisar usá-la.Finalmente,se assim agir, sei que fará a sua parte:Proteja os mananciais,Rios e cursos d'água.Não a desperdice. E tenha orgulho em deixar esse legado às futuras gerações.
segunda-feira, 21 de março de 2011
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
22DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Na composição da água entram dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo: H) e uma parte de oxigênio (símbolo: O). Sua fórmula química é H2O.
Três quartos da superfície da Terra são recobertos por água. Trata-se de quase 1,5 bilhão de km3 de água em todo o planeta, contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras. Parece inacreditável afirmar que o mundo está prestes a enfrentar uma crise de abastecimento de água. Mas é exatamente isso o que está para acontecer, pois apenas uma pequeníssima parte de toda a água do planeta Terra serve para abastecer a população.
Vinte e nove países já têm problemas com a falta d'água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez - vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água. É uma crise sem precedentes na história da humanidade. Em escala mundial, nunca houve problema semelhante.
Tanto que, até 30 anos atrás, quando os primeiros alertas foram feitos por um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), ninguém dava importância para a improvável ameaça.
A água e o corpo humano
Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem ela, acreditam os cientistas, não existiria vida. A água forma a maior parte do volume de uma célula. No ser humano, ela representa cerca de 70% de seu peso. Uma pessoa de 65 kg, por exemplo, tem 45 kg de água em seu corpo. Daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. O transporte dos sais minerais e de outras substâncias, para dentro ou para fora da célula, é feito por soluções aquosas. Mesmo a regulagem da temperatura do corpo depende da água - é pelo suor que "expulsamos" parte do calor interno.
Dia Mundial da Água
A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.
Os Direitos da Água
A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. Logo abaixo, você vai ler os seus principais tópicos:
◦A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.
◦A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.
◦O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
◦Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.
◦A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
◦A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.
◦A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
◦A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.
◦O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
◦A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.
Ciclo da Água
A água, na natureza, está sempre mudando de estado físico. Sob a ação do calor do Sol, a água da superfície terrestre se evapora e se transforma em vapor d'água. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de água que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens.
As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, voltam à superfície terrestre em forma de chuva. Uma parte da água das chuvas penetra no solo e forma lençóis de água subterrâneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos etc. Com o calor do Sol, a água volta a evaporar.
Água potável e água tratada
A água é considerada potável quando pode ser consumida pelos seres humanos. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Limpar e tratar a água é um processo bastante caro e complexo, destinado a eliminar da água os agentes de contaminação que possam causar algum risco para a saúde, tornando-a potável. Em alguns países, as águas residuais, das indústrias ou das residências, são tratadas antes de serem escoadas para os rios e mares. Estas águas recebem o nome de depuradas e geralmente não são potáveis. A depuração da água pode ter apenas uma fase de eliminação das substâncias contaminadoras, caso retorne ao rio ou ao mar, ou pode ser seguida de uma fase de tratamento completa, caso se destine ao consumo humano.
Água Contaminada
Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água, ou seja, este recurso vem sendo poluído de tal maneira que já não se pode consumi-lo em seu estado natural. As pessoas utilizam a água não apenas para beber, mas também para se desfazer de todo tipo de material e sujeira. As águas contaminadas com numerosas substâncias recebem o nome de águas residuais. Se as águas residuais forem para os rios e mares, as substâncias que elas transportam irão se acumulando e aumentam a contaminação geral das águas. Isto traz graves riscos para a sobrevivência dos organismos.
Existem vários elementos contaminadores da água. Alguns dos mais importantes e graves são:
◦Os contaminadores orgânicos: são biodegradáveis e provêm da agricultura (adubos, restos de seres vivos) e das atividades domésticas (papel, excrementos, sabões). Se acumulados em excesso produzem a eutrofização das águas.
◦Os contaminadores biológicos: são todos aqueles microrganismos capazes de provocar doenças, tais como a hepatite, o cólera e a gastroenterite. A água é contaminada pelos excrementos dos doentes e o contágio ocorre quando essa água é bebida.
◦Os contaminadores químicos: os mais perigosos são os resíduos tóxicos, como os pesticidas do tipo DDT (chamados organoclorados), porque eles tendem a se acumular no corpo dos seres vivos. São também perigosos os metais pesados (chumbo, mercúrio) utilizados em certos processos industriais, por se acumularem nos organismos.
Mar
Desde a Antiguidade, os mares são os receptores naturais de grandes quantidades de resíduos. O Mediterrâneo, o mar do Norte, o canal da Mancha e os mares do Japão são alguns dos mais contaminados do mundo. Os agentes contaminadores que trazem maior risco ao ecossistema marinho são:
◦Os acidentes com barcos petroleiros que provocam grandes desastres ecológicos, poluindo a água do mar.
◦O petróleo, como conseqüência dos acidentes, descuidos ou ações voluntárias.
◦Os produtos químicos procedentes do continente, que chegam ao mar por meio da chuva e dos rios ou das águas residuais.
O problema já começou
A falta d'água já afeta o Oriente Médio, China, Índia e o norte da África. Até o ano 2050, as previsões são sombrias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água.
China - O suprimento de água está no limite. A demanda agroindustrial e a população de 1,2 bilhão de habitantes fazem com que milhões de chineses andem quilômetros por dia para conseguir água.
Índia - Com uma população de 1 bilhão de habitantes, o governo indiano enfrenta o dilema da água constatando oesgotamento hídrico de seu principal curso-d'água, o rio Ganges.
Oriente Médio - A região inclui países como Israel, Jordânia, Arábia Saudita e Kuwait. Estudos apontam que dentro de 40 anos só haverá água doce para consumo doméstico. Atividades agrícolas e industriais terão de fazer uso de esgoto tratado.
Norte da África - Nos próximos 30 anos, a quantidade de água disponível por pessoa estará reduzida em 80%. A região abrange países situados no deserto do Saara, como Argélia e Líbia.
Motivo para guerras
A humanidade poderá presenciar no terceiro milênio uma nova modalidade de guerra: a batalha pela água. Um relatório do Banco Mundial de 1995 já anunciava que as guerras do próximo século serão motivadas pela disputa de água, diferentemente dos conflitos do século XX, marcados por questões políticas ou pela disputa do petróleo. Uma prévia do que pode ocorrer num futuro próximo aconteceu em 1967, quando o controle da água desencadeou uma guerra no Oriente Médio.
Naquele ano, os árabes fizeram obras para desviar o curso do rio Jordão e de seus afluentes. Ele é considerado o principal rio da região, nasce ao sul do Líbano e banha Israel e Jordânia. Com a nova rota, Israel perderia boa parte de sua capacidade hídrica. O governo israelense ordenou o bombardeamento da obra, acirrando ainda mais a rivalidade com os países vizinhos.
Riqueza brasileira
Quando o assunto é recursos hídricos, o Brasil é um país privilegiado. O território brasileiro detém 20% de toda a água doce superficial da Terra. A maior parte desse volume, cerca de 80%, localiza-se na Amazônia.
É naquela região desabitada que está a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica, com 6 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo, além do Brasil, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. A segunda maior bacia hidrográfica do mundo, a Platina, também está parcialmente em território brasileiro.
Mas a nossa riqueza hídrica não se restringe às áreas superficiais: o aqüífero Botucatu/Guarani, um dos maiores do mundo, cobre uma área subterrânea de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados, 70% dos quais localiza-se em território brasileiro. O restante do potencial hídrico distribui-se de forma desigual pelo país. Apesar de tanta riqueza, as maiores concentrações urbanas encontram-se distantes dos grandes rios, como o São Francisco, o Paraná e o Amazonas.
Assim, dispor de grandes reservas hídricas não garante o abastecimento de água para toda a população.
Seca no Nordeste
Este é um problema que tem solução. Desviar parte da água do rio São Francisco para a região semi-árida é uma idéia antiga. Na prática, seria construída uma rede de canais para abastecer açudes dos Estados atingidos pela falta d'água, como Pernambuco, Ceará e Paraíba. Especialistas calculam que um projeto desse seria capaz de levar água a 200 municípios e 6,8 milhões de brasileiros.
Como economizar água
Não demore muito tempo no chuveiro. Em média, um banho consome 70 litros de água em apenas 5 minutos, ou seja, 25.550 litros por ano.
Preste atenção ao consumo mensal da conta de água. Você poderá descobrir vazamentos que significam enorme desperdício de água. Faça um teste; feche todas as torneiras e os registros de casa e verifique se o hidrômetro - aparelho que mede o consumo de água - sofre alguma alteração. Se alterar, o vazamento está comprovado.
Você pode economizar 16.425 litros de água por ano ao escovar os dentes, basta molhar a escova e depois fechar a torneira. Volte a abri-la somente para enxaguar a boca e a escova.
Prefira lavar o carro com balde em lugar da mangueira. O esguicho aberto gasta aproximadamente 600 litros de água. Se você usar balde, o consumo cairá para 60 litros.
Cuidado: Nada de "varrer" quintais e calçadas com esguicho; use a vassoura!
Curiosidades
Cada brasileiro gasta 300 litros de água por dia. Apenas metade disso seria suficiente para suprir todas as necessidades. Além disso, grande parte dos reservatórios está contaminada, principalmente em regiões mais populosas.
Na maioria dos países, é no campo que ocorre o maior consumo de água: a agricultura intensiva consome mais de quinhentos litros por pessoa ao dia. De 1900 até os nossos dias, a superfície de cultivo irrigado triplicou. Os sistemas tradicionais de irrigação aproveitam apenas 40% da água que utilizam. O resto evapora ou se perde.
FONTE:
"http://www.webciencia.com/21_agua.htm">
Na composição da água entram dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo: H) e uma parte de oxigênio (símbolo: O). Sua fórmula química é H2O.
Três quartos da superfície da Terra são recobertos por água. Trata-se de quase 1,5 bilhão de km3 de água em todo o planeta, contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras. Parece inacreditável afirmar que o mundo está prestes a enfrentar uma crise de abastecimento de água. Mas é exatamente isso o que está para acontecer, pois apenas uma pequeníssima parte de toda a água do planeta Terra serve para abastecer a população.
Vinte e nove países já têm problemas com a falta d'água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez - vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água. É uma crise sem precedentes na história da humanidade. Em escala mundial, nunca houve problema semelhante.
Tanto que, até 30 anos atrás, quando os primeiros alertas foram feitos por um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), ninguém dava importância para a improvável ameaça.
A água e o corpo humano
Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem ela, acreditam os cientistas, não existiria vida. A água forma a maior parte do volume de uma célula. No ser humano, ela representa cerca de 70% de seu peso. Uma pessoa de 65 kg, por exemplo, tem 45 kg de água em seu corpo. Daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. O transporte dos sais minerais e de outras substâncias, para dentro ou para fora da célula, é feito por soluções aquosas. Mesmo a regulagem da temperatura do corpo depende da água - é pelo suor que "expulsamos" parte do calor interno.
Dia Mundial da Água
A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.
Os Direitos da Água
A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. Logo abaixo, você vai ler os seus principais tópicos:
◦A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.
◦A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.
◦O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
◦Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.
◦A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
◦A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.
◦A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
◦A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.
◦O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
◦A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.
Ciclo da Água
A água, na natureza, está sempre mudando de estado físico. Sob a ação do calor do Sol, a água da superfície terrestre se evapora e se transforma em vapor d'água. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de água que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens.
As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, voltam à superfície terrestre em forma de chuva. Uma parte da água das chuvas penetra no solo e forma lençóis de água subterrâneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos etc. Com o calor do Sol, a água volta a evaporar.
Água potável e água tratada
A água é considerada potável quando pode ser consumida pelos seres humanos. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Limpar e tratar a água é um processo bastante caro e complexo, destinado a eliminar da água os agentes de contaminação que possam causar algum risco para a saúde, tornando-a potável. Em alguns países, as águas residuais, das indústrias ou das residências, são tratadas antes de serem escoadas para os rios e mares. Estas águas recebem o nome de depuradas e geralmente não são potáveis. A depuração da água pode ter apenas uma fase de eliminação das substâncias contaminadoras, caso retorne ao rio ou ao mar, ou pode ser seguida de uma fase de tratamento completa, caso se destine ao consumo humano.
Água Contaminada
Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água, ou seja, este recurso vem sendo poluído de tal maneira que já não se pode consumi-lo em seu estado natural. As pessoas utilizam a água não apenas para beber, mas também para se desfazer de todo tipo de material e sujeira. As águas contaminadas com numerosas substâncias recebem o nome de águas residuais. Se as águas residuais forem para os rios e mares, as substâncias que elas transportam irão se acumulando e aumentam a contaminação geral das águas. Isto traz graves riscos para a sobrevivência dos organismos.
Existem vários elementos contaminadores da água. Alguns dos mais importantes e graves são:
◦Os contaminadores orgânicos: são biodegradáveis e provêm da agricultura (adubos, restos de seres vivos) e das atividades domésticas (papel, excrementos, sabões). Se acumulados em excesso produzem a eutrofização das águas.
◦Os contaminadores biológicos: são todos aqueles microrganismos capazes de provocar doenças, tais como a hepatite, o cólera e a gastroenterite. A água é contaminada pelos excrementos dos doentes e o contágio ocorre quando essa água é bebida.
◦Os contaminadores químicos: os mais perigosos são os resíduos tóxicos, como os pesticidas do tipo DDT (chamados organoclorados), porque eles tendem a se acumular no corpo dos seres vivos. São também perigosos os metais pesados (chumbo, mercúrio) utilizados em certos processos industriais, por se acumularem nos organismos.
Mar
Desde a Antiguidade, os mares são os receptores naturais de grandes quantidades de resíduos. O Mediterrâneo, o mar do Norte, o canal da Mancha e os mares do Japão são alguns dos mais contaminados do mundo. Os agentes contaminadores que trazem maior risco ao ecossistema marinho são:
◦Os acidentes com barcos petroleiros que provocam grandes desastres ecológicos, poluindo a água do mar.
◦O petróleo, como conseqüência dos acidentes, descuidos ou ações voluntárias.
◦Os produtos químicos procedentes do continente, que chegam ao mar por meio da chuva e dos rios ou das águas residuais.
O problema já começou
A falta d'água já afeta o Oriente Médio, China, Índia e o norte da África. Até o ano 2050, as previsões são sombrias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água.
China - O suprimento de água está no limite. A demanda agroindustrial e a população de 1,2 bilhão de habitantes fazem com que milhões de chineses andem quilômetros por dia para conseguir água.
Índia - Com uma população de 1 bilhão de habitantes, o governo indiano enfrenta o dilema da água constatando oesgotamento hídrico de seu principal curso-d'água, o rio Ganges.
Oriente Médio - A região inclui países como Israel, Jordânia, Arábia Saudita e Kuwait. Estudos apontam que dentro de 40 anos só haverá água doce para consumo doméstico. Atividades agrícolas e industriais terão de fazer uso de esgoto tratado.
Norte da África - Nos próximos 30 anos, a quantidade de água disponível por pessoa estará reduzida em 80%. A região abrange países situados no deserto do Saara, como Argélia e Líbia.
Motivo para guerras
A humanidade poderá presenciar no terceiro milênio uma nova modalidade de guerra: a batalha pela água. Um relatório do Banco Mundial de 1995 já anunciava que as guerras do próximo século serão motivadas pela disputa de água, diferentemente dos conflitos do século XX, marcados por questões políticas ou pela disputa do petróleo. Uma prévia do que pode ocorrer num futuro próximo aconteceu em 1967, quando o controle da água desencadeou uma guerra no Oriente Médio.
Naquele ano, os árabes fizeram obras para desviar o curso do rio Jordão e de seus afluentes. Ele é considerado o principal rio da região, nasce ao sul do Líbano e banha Israel e Jordânia. Com a nova rota, Israel perderia boa parte de sua capacidade hídrica. O governo israelense ordenou o bombardeamento da obra, acirrando ainda mais a rivalidade com os países vizinhos.
Riqueza brasileira
Quando o assunto é recursos hídricos, o Brasil é um país privilegiado. O território brasileiro detém 20% de toda a água doce superficial da Terra. A maior parte desse volume, cerca de 80%, localiza-se na Amazônia.
É naquela região desabitada que está a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica, com 6 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo, além do Brasil, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. A segunda maior bacia hidrográfica do mundo, a Platina, também está parcialmente em território brasileiro.
Mas a nossa riqueza hídrica não se restringe às áreas superficiais: o aqüífero Botucatu/Guarani, um dos maiores do mundo, cobre uma área subterrânea de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados, 70% dos quais localiza-se em território brasileiro. O restante do potencial hídrico distribui-se de forma desigual pelo país. Apesar de tanta riqueza, as maiores concentrações urbanas encontram-se distantes dos grandes rios, como o São Francisco, o Paraná e o Amazonas.
Assim, dispor de grandes reservas hídricas não garante o abastecimento de água para toda a população.
Seca no Nordeste
Este é um problema que tem solução. Desviar parte da água do rio São Francisco para a região semi-árida é uma idéia antiga. Na prática, seria construída uma rede de canais para abastecer açudes dos Estados atingidos pela falta d'água, como Pernambuco, Ceará e Paraíba. Especialistas calculam que um projeto desse seria capaz de levar água a 200 municípios e 6,8 milhões de brasileiros.
Como economizar água
Não demore muito tempo no chuveiro. Em média, um banho consome 70 litros de água em apenas 5 minutos, ou seja, 25.550 litros por ano.
Preste atenção ao consumo mensal da conta de água. Você poderá descobrir vazamentos que significam enorme desperdício de água. Faça um teste; feche todas as torneiras e os registros de casa e verifique se o hidrômetro - aparelho que mede o consumo de água - sofre alguma alteração. Se alterar, o vazamento está comprovado.
Você pode economizar 16.425 litros de água por ano ao escovar os dentes, basta molhar a escova e depois fechar a torneira. Volte a abri-la somente para enxaguar a boca e a escova.
Prefira lavar o carro com balde em lugar da mangueira. O esguicho aberto gasta aproximadamente 600 litros de água. Se você usar balde, o consumo cairá para 60 litros.
Cuidado: Nada de "varrer" quintais e calçadas com esguicho; use a vassoura!
Curiosidades
Cada brasileiro gasta 300 litros de água por dia. Apenas metade disso seria suficiente para suprir todas as necessidades. Além disso, grande parte dos reservatórios está contaminada, principalmente em regiões mais populosas.
Na maioria dos países, é no campo que ocorre o maior consumo de água: a agricultura intensiva consome mais de quinhentos litros por pessoa ao dia. De 1900 até os nossos dias, a superfície de cultivo irrigado triplicou. Os sistemas tradicionais de irrigação aproveitam apenas 40% da água que utilizam. O resto evapora ou se perde.
FONTE:
"http://www.webciencia.com/21_agua.htm">
FARRA DOS TÁXIS EM CARAVELAS TEM SEUS DIAS CONTADOS.
Finalmente a moralidade voltará à Caravelas no que se constituiu numa das maiores hipocrisias já registradas na cidade:Funcionários públicos, comerciantes e pessoas de várias categorias utilizam automóveis com placas de táxis para ludibriar o fisco e comprar automóveis com isenção de impostos que chegam à casa dos 40 %, sem contar o IPVA. Há tempos que venho chamando a atenção para este fato, inclusive através das emissoras de rádio da região. A Cidade, a sociedade constituída não pode fechar os olhos para esta burla coletiva que envergonha nosso povo ,nossa gente e ,principalmente os poderes constituídos.
Coube ao Sr. Prefeito Municipal, LOLÓ, a iniciativa de enviar hoje, dia 21 de Março, para apreciação e aprovação pelo Poder Legislativo de Projeto de Lei de autoria do Executivo, que não só poe fim aos falsos motoristas de táxis como disciplina a concessão de novas licenças.
Apuramos que Caravelas tem 55 táxis registrados na Prefeitura e nenhum ponto oficial registrado.Em sua grande maioria esses carros que deveriam por força de Lei estar a serviço da população e de quem visita a cidade, estão nas mão de pessoas que nunca exerceram o ofício e usam do artifício para obterem grandes descontos na aquisição de automóvel zero kilometro
O Ministério Público de Caravelas já havia instado a Prefeitura para que tomasse as providencias, já que a burla vem desde vários governos passados que nunca tiveram a coragem necessária para fazer cumprir a Lei.Muitos prefeitos anteriores preferiram fazer vista grossa e conviver com a burla à enfrentar a rejeição dos falsos taxistas.
Ao enviar o projeto de Lei `a Câmara, que acaba com a farra dos Táxis em Caravelas, o Gestor Municipal dá mais uma prova à população que é um homem que faz cumprir a Lei e a ordem, sem a qual não haverá progresso verdadeiro.
É bom frisar ainda que durante todo o Governo do Prefeito Loló, ao contrário do que poderia se supor, somente TRES (03) placas de táxis foram concedidas: Uma para a Barra de Caravelas, uma para o Distrito de Juerana e outra para Ferraznópolis, tendo a administração Municipal o cuidado em apurar se realmente os profissionais preenchiam os requisitos legais e se faziam da profissão o principal meio de sustento de sua s famílias.
Ações como esta tomadas pelo atual gestor nos encoraja a creditar que finalmente o nosso Município caminha na legalidade, e desencoraja aqueles que porventura tentarem burlar a Lei .
quinta-feira, 17 de março de 2011
GOVERNO LOLÓ COMPROU SIM ÔNIBUS ESCOLAR
Desde Dezenbro do ano passado o Prefeito da cidade, LOLÓ tomou as providencias para a compra do ônibus escolar,cuja verba recebeu graças à estreita amizade que mantem com o Ministro das cidades MÁRIO NEGROMONTE e seu filho, o Deputado Estadual NEGROMONTE JÚNIOR, que mantendo compromissos assumidos com o Presidente do PP em Caravelas, MARQUINHOS DE VIOLA, vem atendendo aos projetos que em muito tem ajudado à tirar Caravelas da mesmice em que se encontrava.Como não é dado à gastar dinheiro público com verbas enormes de publicidade como em govêrnos passados,o Gestor Municipal não fez alarde da compra do ônibus escolar que obteve para o município: Foi o bastante para a oposição divulgar que o Govêrno pegou o dinheiro e não fez a compra.A NOTA FISCAL n.º 065597 série 038 emitida pela IVECO S/A, em 22-12-2010 não deixa dúvidas da lisura do Govêrno no caso em tela.O documento está lá, na Prefeitura. Publicamos também carta explicativa do Sr. Secretário de Planejamento, Sr. JOÃO PAULO.
"Em face de caluniosa, politiqueira e mentirosa matéria publicada por duvidoso site Caravelense, envio em anexo, Nota Fiscal que prova a compra de um ônibus 0KM pela Prefeitura, que por desventura ainda não foi entregue por falta de técnico do INMETRO, que precisa se deslocar do Estado do Rio de Janeiro para vistoriar os tacógrafos em nosso Estado.
Desde já, aproveito o momento para anunciar a compra de mais um ônibus 0KM, este da VW-MAN com capacidade para 48 alunos.
Com a chegada dos dois ônibus: Iveco (23alunos) e VW-MAN (48alunos), somados as aquisições até hoje, já compramos três ambulâncias, um Carro para o Programa Fome Zero, uma moto para fiscalização ambiental. Lembrando que o Conselho de Meio Ambiente em Parceria com o Secretário Beline acabam de aprovar a compra de um veiculo para atividades de Educação Ambiental. Provas que em dois anos de governo estamos estruturando uma Prefeitura onde encontramos apenas sucatas.
Seguiremos trabalhando por nossa Caravelas, sem Moto-Onibus, sem Hilux Cabine Dupla, mas com o Hospital funcionando, PSF com medico, dentista, enfermeiro e remédio!!"
Atenciosamente,
João Paulo Saraiva
Secretário de Planejamento
Caravelas - Bahia
"Em face de caluniosa, politiqueira e mentirosa matéria publicada por duvidoso site Caravelense, envio em anexo, Nota Fiscal que prova a compra de um ônibus 0KM pela Prefeitura, que por desventura ainda não foi entregue por falta de técnico do INMETRO, que precisa se deslocar do Estado do Rio de Janeiro para vistoriar os tacógrafos em nosso Estado.
Desde já, aproveito o momento para anunciar a compra de mais um ônibus 0KM, este da VW-MAN com capacidade para 48 alunos.
Com a chegada dos dois ônibus: Iveco (23alunos) e VW-MAN (48alunos), somados as aquisições até hoje, já compramos três ambulâncias, um Carro para o Programa Fome Zero, uma moto para fiscalização ambiental. Lembrando que o Conselho de Meio Ambiente em Parceria com o Secretário Beline acabam de aprovar a compra de um veiculo para atividades de Educação Ambiental. Provas que em dois anos de governo estamos estruturando uma Prefeitura onde encontramos apenas sucatas.
Seguiremos trabalhando por nossa Caravelas, sem Moto-Onibus, sem Hilux Cabine Dupla, mas com o Hospital funcionando, PSF com medico, dentista, enfermeiro e remédio!!"
Atenciosamente,
João Paulo Saraiva
Secretário de Planejamento
Caravelas - Bahia
quinta-feira, 3 de março de 2011
CARNAVAL DE CARAVELAS EM 2011 DEVERÁ SER O MELHOR DO EXTREMO SUL BAIANO
FOTO
O carnaval Caravelense deste ano deverá suplantar em muito os das tradicionais cidades vizinhas como Mucuri,Nova Viçosa,Prado e Alcobaça.
Caravelas este ano, além de ter preparado a melhor seleção de bandas inclusive a nível Nacional,conta com duas excelentes escolas de samba que já se tornaram tradicionais em suas apresentações, atraindo turistas de todo o Brasil.As caravanas já começaram a chegar do Espírito Santo, Rio de Janeiro São Paulo e Minas Gerais, além de milhares de turistas das cidades circunvizinhas que preferem vir à Caravelas atraídos pela programação de bom gosto, decoração inteligente baseada em temas ecológicos e com abundancia de cores, a simpatia acolhedora do caravelense e a segurança existente no período momesco. Caravelas é uma cidade história e pacata, conhecida pela alegria contagiante de seus habitantes, com um circuito de Carnaval muito bem planejado por profissionais competentes como o grande baluarte dos festejos na cidade, o Promoter JANDINHO que esbanja conhecimento na área, dominando todo o extenso círculo que envolve um evento de porte.Dono de um diálogo fácil com profissionais do meio em que atua, não tem dificuldade em dizer o que quer e como quer.Caravelas deve a ele e a Dó Galdino e Cia. O fato de ter despontado como a cidade que melhor organiza grandes eventos populares com qualidade no Extremo Sul.Graças a esse profissionalismo e know-how este ano de 2011 Caravelas terá um dos melhores carnavais da Bahia e do Brasil. É coisa de quem sabe fazer.Os festejos começam hoje, dia 03 com escolha e desfile da Rainha do Carnaval e Rei Momo e só terminam com o já tradicional Banho de cheiro na manhã de quarta-feira de cinzas.Além da BANDA CALÍPSO QUE EMBALA A ALEGRIA NA NOITE DE SEGUNDA-FEIRA,Várias bandas de Salvador, regionais e locais estarão presentes, sem contar as escolas de Samba COROA IMPERIAL E IRMÃOS PORTELA e os arrastões, blocos de rua,Bloco das Nagôs, Dos Índios Tupinambás, Umbandaum, Bloco da Burrinha, já famosíssimo em Ponta de Areia, etc., etc. É muita alegria que certamente fará deste carnaval um evento inesquecível na memória de todos. O prefeito da cidade está cumprindo o que prometeu ao ser eleito, de devolver à Caravelas o destaque que tinha no passado como cidade de grande tradição no Carnaval.Graças à isso, o turismo tem apresentado uma melhora considerável, atraindo mais trabalho e melhoria de renda para os hotéis, pousadas e seus segmentos, contribuindo para a geração de mais empregos e renda para a população.
FOTOS
CARAVELAS A MAIS LIMPA CIDADE DO EXTREMO SUL BAIANO
CARAVELAS A CIDADE MAIS LIMPA DO EXTREMO SUL DA BAHIA.
Admirada por todos os que visitam a cidade de Caravelas, ela tem na limpeza de suas ruas e avenidas o seu ponto alto.
Além de suas belas igrejas centenárias e de seu belo casario antigo, a cidade prima pela organização na coleta de lixo e no zelo na conservação de suas vias públicas.Por determinação do atual gestor, o Prefeito Loló que apesar de caravelense parece mineiro, trabalhando em silêncio, sem estardalhaços, podemos ver nas ruas o carinho que tem pela cidade, não envidando esforços para deixá-la sempre bela, atraente e funcional. A Conservação das vias públicas e a coleta do lixo, que é um problema de ordem mundial, são alguns dos pontos altos da atual administração.
TRANSPARENCIA NAS CIONTAS PÚBLICAS EM CARAVELAS
GOVÊRNO DO PREFEITO LOLÓ É APLAUDIDO PELO PÚBLICO QUE COMPARACEU `A AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.
Com grande afluência de público que lotou as cadeiras do salão refrigerado da Câmara Municipal de Caravelas, foi realizada a audiência Pública de Prestação de Contas de acordo com o que preceitua a Lei Federal.
Com a presença de vários secretários do Governo Municipal, entre os quais destacamos os Senhores Itamar, da Cultura, Belline Passos do Meio-ambiente, a Sra. Luciene Reis da Secretaria de Ação Social, Marzo Barreto da Secretaria de desenvolvimento Econômico, grande número de populares e a presença atenta de professores,sendo que algumas professoras levaram até seus alunos para tomarem conhecimento de como funciona a máquina governamental,a Audiência foi um sucesso de público e de resultado pois a explanação foi clara e objetiva dos Srs. Ivo da Contabilidade e Sr. Claudio da Controladoria Municipal que após demonstrarem os dados técnicos com gráficos explicitaram um a um todos os passos que o governo toma para recebimento dos recursos públicos, sua aplicação e a competente prestação de contas. A julgar pela transparência dos números e pelo aplauso do público ao final da reunião, a Audiência Pública foi um sucesso e demonstrou mais uma vez que eventuais criticas ao governo quanto à aplicação dos recursos públicos não passam de invenção da oposição para iludir a população.Vejam as fotos.
Assinar:
Postagens (Atom)
ABEIRA DO ARACARÉ
-
A PERGUNTA É A SEGUINTE: No caso da Srª Dilma ser eleita Presidente do Brasil, quem será a pessoa que irá aos Estados Unidos para a fala ha...
-
DÓ GALDINO ASSINA DECORAÇÃO DO CARNABARRA CARNAVAL ANTECIPADO DE CARAVELAS TEM AS MELHORES ATRAÇÕES DO EXTREMO SUL NESTA TEMPORADA...