segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

COM 97% DAS OBRAS CONCLUÍDAS, ARENA CORINTHIANS SERÁ ENTREGUE ATÉ 15 DE ABRIL








• Brasilidade: 1º lugar no Sisu, Mariana Lima fala sobre preparação e expectativa para o curso de Medicina
• Com 97% das obras concluídas, Arena Corinthians será entregue até 15 de abril
• Dilma: Primeira edição de 2014 do ProUni bate recorde de inscritos
• Governo acredita em ação cooperativa com os estados no combate ao crime, afirma Dilma
• Dilma: Já distribuímos remédios para quase 18 milhões de pessoas que sofrem de diabetes e hipertensão


BRASILIDADE: 1º LUGAR NO SISU,MARIANA LIMA FALA SOBRE PREPARAÇÃO PARA O CURSO DE MEDICINA

Mariana Lima foi pega de surpresa quando soube que alcançou o primeiro lugar no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, para o qual se inscreveram 2,5 milhões de estudantes de todo o país. Com a maior nota no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, Mariana já tem vaga garantida no curso de medicina na UFMG. A jovem, de apenas 18 anos, comemora os frutos de seu esforço e diz que espera ter um bom rendimento também na universidade, para que, quando médica, possa ajudar as pessoas.
“Sabia que tinha chance de passar em Medicina, mas de forma alguma esperava ficar em primeiro lugar no Enem. Eu queria ser bailarina, estudei três anos na Escola Bolshoi, em Joinville, mas acabou não dando certo e aí quando eu tinha 13 anos, ainda em Joinville, com minha escola regular, a gente fez uma visita à Fundação Pró-Rim e aquilo me marcou muito e foi a partir daí que eu pensei que gostaria de estudar Medicina, mas era só uma ideia (…) eu voltei para Belo Horizonte e no final do primeiro ano do Ensino Médio decidi que cursaria Medicina e comecei minha preparação (…) abri praticamente mão de tudo, só me dediquei aos estudos e fiquei feliz com o resultado. Espero manter o mesmo rendimento na universidade, poder ajudar as pessoas e dar um retorno para a sociedade”, disse.





COM 97% DAS OBRAS CONCLUÍDAS,ARENA CORINTHIANS SERÁ ENTREGUE ATÉ 15 DE ABRIL
Comitiva da Fifa, do governo e do COL vistoriou o estádio de abertura da Copa do Mundo. Foto: Paulino Menezes/Portal da Copa/ME
O gramado está plantado, as cadeiras já ocupam grande parte das arquibancadas, os 20 mil assentos em estruturas temporárias seguem em construção e a previsão é de que os destroços decorrentes do acidente ocorrido no fim de 2013 sejam removidos completamente até o fim de janeiro. Com isso, as intervenções na Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo da Fifa e de outras cinco partidas, estão 97% concluídas, segundo os responsáveis, e a previsão é de que a obra seja entregue até, no máximo, 15 de abril.
» Acompanhe a preparação do país para o Mundial no Portal da Copa do governo federal
Os dados foram apresentados na primeira escala do tour de visitas aos estádios do Mundial de 2014. A comitiva reuniu integrantes da Fifa, do Comitê Organizador Local, do governo federal e de representantes estaduais e municipais nesta segunda-feira (20), em São Paulo. Diante do diagnóstico na capital paulista, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, se disse confiante de que tudo estará ajustado para a abertura da Copa, em 12 de junho, na partida entre Brasil x Croácia. Ele também comemorou o recorde de pedidos de ingressos para uma Copa do Mundo – cerca de 10 milhões de pedidos.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reforçou que, além da estrutura esportiva, há ações que deixarão legado na Zona Leste de São Paulo, região com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital paulista.
“Com a proximidade do evento, aumentam as expectativas do país, do mundo, da imprensa, em relação ao andamento dos preparativos. Já ouvimos o relato do andamento das obras do estádio. e vimos, com o governo e a prefeitura, a evolução das obras do legado em mobilidade. Elas estarão prontas e entregues à população antes da Copa”, afirmou. “Com isso, a Zona Leste de São Paulo recebe valorização como área de vivência comercial e industrial. É o que queremos. É o que esperamos”, comentou o ministro.



DILMA: PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2014 DO PROUNI BATE RECORDE DE INSCRITOS

A presidenta Dilma Rousseff lembrou, em sua conta no Twitter, que está disponível a partir desta segunda-feira (20), no site do Ministério da Educação, o resultado da primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Nesta primeira edição de 2014 do ProUni, foi batido o recorde de inscritos: 1.259.285 candidatos.
“Saiu hoje o resultado da primeira chamada do ProUni. Você pode conferir o resultado no http://www.mec.gov.br. O estudante pré-selecionado tem até sexta para providenciar a matrícula na instituição de ensino superior escolhida. Neste primeiro semestre, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas — 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Isso significa crescimento de 18% na oferta do ProUnide 2014 em relação à primeira edição do ano passado. Nesta primeira edição de 2014 do ProUni, foi batido o recorde de inscritos: 1.259.285 candidatos. O resultado da segunda chamada do ProUni será divulgado em 3 de fevereiro”.
Governo acredita em ação cooperativa com os estados no combate ao crime, afirma Dilma
Posted: 20 Jan 2014 05:34 AM PST
A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (20), em entrevista às rádios mineiras Itatiaia e América, que o governo federal é parceiro dos estados no combate ao crime. Dilma Rousseff disse que apesar de alguma ações de segurança pública serem exclusivas dos estados, o governo federal nunca se omitiu e sempre prestou apoio quando foi acionado. Leia abaixo os principais trechos da entrevista:
Cooperação
Pelo menos o meu governo e o governo do presidente Lula nunca dissemos que a violência era um problema dos estados e que, portanto, nós lavávamos as nossas mãos. Outros governos alegaram isso, não os nossos. Até porque nós respeitamos a Constituição e a relação federativa prevista na Constituição, e acreditamos muito numa ação cooperativa, numa ação que constitua e crie uma parceria entre governo federal, estados e municípios. Há atribuições, de fato, que são exclusivas dos estados, mas nessas ações exclusivas dos estados, o governo federal pode atuar em parceria, por demanda, ou seja, nós não podemos nos impor, os estados demandando, nós atuamos em conjunto. E fizemos, de fato, algumas ações em conjunto.
Sistema Prisional
Outra área de cooperação nossa é a das penitenciárias. Na área das penitenciárias, nós estamos investindo no sistema penitenciário R$ 1,1 bilhão para os estados poderem investir no seguinte sentido, é dinheiro do Orçamento Geral da União que colocamos à disposição dos governos estaduais desde que tenham projeto, obviamente, para que possam construir novos presídios. Com esses recursos, a nossa expectativa é que sejam construídas, muitas, a grande maioria está em processo de construção, 47.419 mil novas vagas no sistema prisional estadual. Esse sistema prisional estadual, ele deve atender os padrões de infraestrutura e alojamento definido por nós e também aceitos pelos estados.
Presídios Federais
Nós temos um sistema penitenciário federal de segurança máxima que tem cumprido um papel chave para diminuir a violência nos estados. Nós temos esses presídios federais funcionado – e agora, inclusive, estamos fazendo mais um, aqui em Brasília (…) Nesses presídios, portanto, estão lideranças de organizações criminosas que comandavam, por exemplo, rebeliões, ordenavam violência dentro do presídio, e também ordenavam violência dentro do presídio para fora do presídio (…) Então essas lideranças são transferidas para presídios distantes dos lugares onde eles estavam presos e isso desmantela a rede de ação que tem uma parte dentro do presídio. Após a implantação dessas penitenciárias, houve visível redução no número de rebeliões.
Legislação
Agora, a questão relativa ao Sistema Judiciário, é uma questão que envolve outro poder. Portanto, né, esse é um processo de discussão que não pode ser um processo exclusivo do Executivo. Porque nós somos um país que tem uma Constituição que estabelece o respeito e a harmonia entre os poderes. Essa mobilização por uma legislação, ela não basta, nós também temos que nos mobilizar para maior rapidez nas decisões e, também, por uma legislação que não seja leniente com a violência, não proteja a violência.
Economia
Desde 2011 nós estamos ali, lutando e batalhando diariamente. Para que? Primeiro, para manter os fundamentos econômicos sólidos e, segundo, para garantir investimentos e políticas sociais. Esse é o desafio do governo, não por conta da eleição. É em qualquer momento, em qualquer segundo, em qualquer minuto (…) Eu tenho um compromisso, portanto, permanente, eu tenho um compromisso permanente com a manutenção dos fundamentos econômicos sólidos. Primeiro, no que se refere à inflação (…) Nós estamos fazendo um esforço grande para fazer a inflação convergir para o centro da meta. E quero te dizer o seguinte: essa é uma questão muito importante (…) Eu tenho certeza que no ano que vem nós vamos manter esse esforço e vamos nos empenhar cada vez mais para reduzir a inflação, como temos feito ao longo dos últimos anos.




DILMA:JÁ DISTRIBUIMOS REMÉDIOS PARA QUASE 18 MILHÕES DE PESSOAS QUE SOFREM DE DIABETES E HIPERTENSÃO

A presidenta Dilma Rousseff afirmou em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta que desde 2011 o programa Saúde Não Tem Preço já distribuiu de graça remédios para quase 18 milhões de pessoas que sofrem de diabetes e de hipertensão.
“Em três anos nós já distribuímos remédios para quase 18 milhões de pessoas que sofrem de diabetes e de hipertensão, a chamada pressão alta. Esse número é 20 vezes maior que o número de pessoas que tinham acesso a esses remédios antes da gratuidade. Isso quer dizer que muita gente que precisava do remédio não estava fazendo o tratamento porque não tinha condições de comprá-lo. E esse tratamento tem de ser contínuo para garantir a saúde das pessoas. Agora, com remédio de graça, ninguém mais precisa interromper o tratamento porque o remédio acabou”.
Dilma reiterou que ao garantir a distribuição gratuita destes medicamentos, o governo ajuda as pessoas a preservar a saúde e a fazer o tratamento corretamente tomando cada dose na hora certa, evitando tratamentos hospitalares e consequências piores. A presidenta lembrou que os medicamentos estão disponíveis em todas as farmácias da rede Aqui Tem Farmácia Popular, que já somam quase 30 mil estabelecimentos em mais de 4 mil cidades de todo o país.
“Isso significa menos complicações de saúde e uma vida muito melhor para o paciente. A distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes foi um compromisso que assumi ainda quando eu era candidata à Presidência. Começamos a cumprir esse compromisso logo depois da minha posse, já no início de 2011 quando lancei o Saúde Não Tem Preço. Eu tenho muito orgulho desse programa, porque, com ele, estamos ajudando os brasileiros e brasileiras a ter mais qualidade de vida (…) e ao mesmo tempo evitamos tratamentos dolorosos e custosos, evitamos a perda ou o comprometimento de vidas”.
A presidenta Dilma também falou sobre a vacinação contra o HPV, que será oferecida a meninas de 11 a 13 anos de idade. Cada menina vai receber três doses de vacina e, no ano que vem, o governo vai expandir a vacinação para meninas de 9 a 11 anos.
“Na campanha de vacinação de março, nós vamos oferecer a vacina contra o HPV para as meninas de 11 a 13 anos de idade. Cada menina vai receber três doses de vacina. No ano que vem, nós vamos expandir a vacinação para as meninas de 9 a 11 anos. Com essa ação, nós protegemos as nossas filhas, as nossas netas, contra este vírus, que é responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero no Brasil. Vamos cuidar delas hoje para que, no futuro, elas tenham menos riscos de desenvolver esse câncer de colo de útero. Veja só, para a compra de 36 milhões de doses dessa vacina, o meu governo está investindo mais de R$ 1 bilhão”

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração