sexta-feira, 22 de novembro de 2013

TESE DESENVOLVIDA NO CEPENE DE CARAVELAS GANHA MENÇÃO HONROSA DO CAPES


TESE DESENVOLVIDA NO CEPENE DE CARAVELAS GANHA MENÇÃO HONROSA DO CAPES



A tese “Ritmos de Acasalamento e Habitat de Recrutamento do Caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e Suas Implicações para gestão em manguezais de Caravelas (BA)”, desenvolvida pelo pesquisador Anders Jensen Schmidt, acaba de ter um importante reconhecimento.


Está entre as 33 teses de doutorado que receberão menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2013, conferido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
A tese sobre os Ritmos de acasalamento e hábitat de recrutamento do caranguejo-uçá, desenvolvida em Caravelas pela Base Avançada do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/MMA (Cepene/ICMBio), tem o apoio da Fibria. A Capes, realizadora do prêmio, é uma agência de fomento à pesquisa que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.
O resultado do Prêmio Capes de Tese 2013 foi publicado no Diário Oficial da União do último dia 4 de outubro. A tese do pesquisador Schmidt foi defendida em 2012, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e é uma das duas da área de Biodiversidade entre as que receberão menção honrosa. O evento de premiação será no dia 10 de dezembro, em Brasília, na sede da Capes.



O Projeto Manguezal é um projeto integrado de manejo e monitoramento para uso sustentável do manguezal de Caravelas pela população ribeirinha. “A conquista desta menção honrosa significa que apoiamos pesquisa de qualidade e excelência na produção científica em oceanografia biológica no nosso País”, observou Ulisses Scofield, coordenador da Base Avançada do Cepene/ICMBio em Caravelas.







O autor da tese é um pesquisador contratado para atuar na Base Avançada do Cepene por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Fibria e o ICMBio. As pesquisas realizadas deu origem à tese de doutorado reconhecida pelo prêmio Capes 2013. Atualmente, Anders Jensen Schmidt faz pós-doutorado na Universidade de Edimburgo, na Escócia, como pesquisador da Base Avançada da Cepene em Caravelas.



Ulisses Scofield – Coordenador da Base Avançada do Cepene
Madjara Saint’yves – Estagiária do Projeto Manguezal

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração