sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

VEM AÍ UMA NOITE NO BATACLAN -14.º BAILE CARNAVALESCO DO CLUBE DOS 40

O Clube dos 40 de Caravelas se prepara para a realização do 14º Baile Carnavalesco da administração de Marilene Gouvêa. O evento será realizado em 02 de fevereiro de 2013. Tudo começou no ano de 1998 quando, na oportunidade, Marilene Gouvêa promoveu um baile carnavalesco infantil. A partir de 2000 foi oficializado o baile carnavalesco adulto que, tradicionalmente, faz parte do calendário de Caravelas. O evento já se tornou referência na região.
O baile já homenageou grandes personalidades da música, como Emilinha Borba, Carmem Miranda e Chacrinha Tarafa, Carenagem e Kitongos 2001. Em 2013, a diretoria resolveu fazer uma homenagem ao cabaré Bataclan que tornou-se famoso por ser importante cenário no livro Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado.Ali os coronéis do cacau iam em busca de diversão quando vinham das fazendas para acertar negócios e vender cacau.Do ponto de vista da arquitetura, esse prédio não tem grande valor. Seu valor é cultural e está diretamente ligado à obra Amadiana. É um dos locais mais procurados pelos turistas, que querem visitá-lo. Andou em ruína durante muito tempo e, no final da década de noventa, teve a fachada restaurada; Foi reconstruído e transformado em espaço cultural. Era uma casa de diversão, com cassino, mulheres, música e bebida. Segundo depoimento de pessoas mais velhas, o cabaré não ocupava os dois andares: Estava localizado apenas na parte de cima do prédio. No primeiro andar existia um armazem de secos e molhados, onde se guardavam mantimentos trazidos pelos navios. Na década de trinta o Bataclan não mais existia. Ainda segundo depoimentos, mais tarde, o prédio passou a ser do cabaré de Juninha. A dama do Bataclan chamava-se Antonia Machadão (Maria Machadão no romance Gabriela). O prédio encontrava-se em ruínas e foi desapropriado pelo prefeito, em 1984, para ser transformado em espaço cultural.Após a reconstrução, realizada numa parceria da Prefeitura Municipal com a Petrobrás, foi transformado em espaço cultural, com café, local para exposições e uma réplica do quarto de Maria Machadão. Com dois meses de inaugurado, já havia recebido mais de onze mil visitantes. A decoração do Clube dos 40 é construída em material reciclável, e fica por conta do talentoso e criativo artista plástico e decorador Giocondo Ângelo Zamprogino, que é fiel escudeiro da presidente Marilene Gouvêa.
Bailes carnavalescos do clube dos 40, dia 02 de fevereiro, adulto dia 02 a partir das 23:00 horas.Animação será comandada pela sensacional banda Classe A. Baile infantil dia 11 de fevereiro ás 17:00hs. Ingressos são limitados, não deixe para a última hora. As reservas de mesas podem ser feitas com Marilene Gouvêa pelo telefone 73- 8824-5466. Atenção: Não será permitida a entrada de qualquer folião portando bebida de qualquer natureza Matéria e fotos: Osmar Guarnelles

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração