terça-feira, 10 de abril de 2012

ESTRADA DE FERRO BAHIA E MINAS É SEMPRE RECORDADA NA FESTA DA PADROEIRA DE PONTA DE AREIA, NOSSA SENHORA DE LOURDES.

ESTRADA DE FERRO BAHIA E MINAS É SEMPRE RECORDADA NA FESTA DA PADROEIRA DE PONTA DE AREIA, NOSSA SENHORA DE LOURDES.
Todo mês de Agosto o Distrito de Ponta de Areia, no município de Caravelas se engalana para festejar a festa de sua padroeira, Nossa Senhora de Lourdes.Outrora muito concorrida e rica, a festa dos últimos anos em que pese os esforços de Maria da Natividade (Tivinha), Arthur Bessone e outros poucos abnegados, já não tem a ostentação e o brilho de outrora.
Nas rodinhas que se formam no adro da igreja, a conversa quase sempre gira no sentido de comparar as festas de outrora com a que se pode fazer hoje em dia. Não bastasse a pouca afluência de fiéis, a decadência econômica do lugar outrora tão florescente graças à Estrada de ferro Bahia e Minas que tinha o seu terminal em Ponta de Areia. Empregando centenas de operários que trabalhavam na manutenção das locomotivas e vagões.Em seus imensos galpões, havia fundição, serralheria, elétrica,marcenaria,carpintaria,etc.Era uma verdadeira fábrica e importante estabelecimento de ensino, pois aceitava os aprendizes que dalí saiam formados em diversas profissões se não ficassem trabalhando na estrada. A ditadura militar que se implantou em 1964, de tudo fez para acabar com a EFBM:Como a Constituição brasileira não permitia a extinção de estradas de ferro, trataram de transformá-la em ramal da Estrada de Ferro Leste Brasileiro, esbulhando a Lei e dando-nos diploma de burros, pois como poderia ser ramal da Leste Brasileiro, se nem a esta a EFBM se ligava? Reclamar? De quem? E pára que? Para ser jogado de avião em alto mar ? Ou ser torturado nas dependências do DOI-CODI? ?.
Transformada em ramal, este sim, podendo ser extinto sob a falsa alegação de “deficitário”, extinguiram a Bahia e Minas. Enquanto o mundo investia em ferrovias, o Brasil acabava com as suas.Imagino que tenha sido isto, uma grande jogada preparada por serviços de Inteligência dos que se acham “donos do Mundo”: 3 ou 5 nações que faziam e continuam fazendo o que querem no planeta terra.Tudo para vender petróleo a preço manipulado, do qual, até hoje, embora a Petrobras diga que somos alto-suficientes, temos a nossa gasolina a um preço mais alto que no Paraguai ou Argentina.Agora,tem a estória do Pré-Sal. Isto me faz lembrar de outras histórias nesse Brasil tupiniquim: A campanha “ Dê Ouro para o Bem do Brasil” e que “Com o ouro de Serra Pelada, pagaremos nossa dívida com o FMI”. Fico me perguntado até quando seremos manipulados ou tão ingênuos que não brigamos por nossas causas. Ou será que não somos sérios, mesmo?: Pais da banana,do palhaço Tiririca,dos Valeriodutos,do Juiz Lalau,do caso Wladimir Herzog,até hoje impune , Operação Anaconda,do Mensalão Etc,.Etc.Etc. É a mesma história da Bahia e Minas.A região então abrangida pela Bahia e Minas estagnou no tempo. Estradas carroçáveis ainda ligam algumas outrora cidades, hoje vilas decadentes.E tome monocultura de Eucalipto, transportados por imensas carretas em nossas rodovias. E tome buraco, e tome acidentes, e tome mortes.E tome êxodo do homem do campo para as grandes cidades.
Na situação de hoje, se existisse a Bahia e Minas, as toras de eucalipto podiam por ela serem transportadas,minimizando custos e devolvendo mais segurança à nossas estradas de rodagem. Mas é preciso vender mais petróleo.Para isso, mais caminhões, mais automóveis, mais ônibus. Mas por que vender mais petróleo? Porque com a desculpa de que não pode faltar petróleo para o mundo, as grandes potências,ou os “Donos do Mundo” o utilizam como motivo para invadir países,vender armas e fomentar a guerra. Dão-se ao luxo de hipocritamente proibir esta ou aquela nação de produzir armas nucleares, mas mantêm seus arsenais de destruição. São ou não os donos do mundo?Por que têm esse direito? Por que são seres superiores?Pelo poder das armas que só eles podem dominar? Por que as nações pequenas se submetem? Até quando ?.
Não esqueci da Bahia e Minas. Ela e outras RUINAS de estradas de ferro fazem parte desse Brasil dos desmandos.E se abordamos o assunto, é para, quem sabe, manter a chama viva de nossa esperança que não podemos perder o foco,que temos que permanecer vigilantes para que não se repitam fatos tão lamentáveis como esses.Dificilmente conseguiremos a vitória total de nossas pretensões. Mas o fato de permanecermos alerta, sinaliza aos inimigos do pais, aos corruptos e vendilhões que estamos de olho. Vejam este vídeo do You Tube,de EROS JANUZZI e ZÉ EMILIO que conta de uma forma maravilhosa o que foi a nossa Bahia e Minas: Vídeo sobre a Bahia e Minas Eros Januzzi EFBM.wmv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Construa aqui sua impressão.Use o amor como alicerce

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração