segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A SAÚDE NO BRASIL HÁ MUITO TEMPO ESTÁ NA U T I


           

      SECRETÁRIO DE SAUDE MECIAS INAUGURANDO O  P  S F  DE PONTA DE AREIA


Meus amigos, parece que   estamos vivendo dias de síndrome da má  saúde no Brasil.

Todo dia que ouvimos o noticiário das  rádios, ou na TV nos deparamos  com problemas  vividos pela população brasileira neste setor. Nas grandes capitais que recebem enormes recursos para o setor, pessoas morrem  nas ruas, nas macas e em corredores de hospitais, sem a mínima assistência. Pacientes graves peregrinam de hospital em hospital pelo Rio de Janeiro ou na grande megálope São Paulo, a mais rica cidade do país.Parentes de pacientes, desesperados, não conseguem entender tanto descaso, tanto descalabro no setor mais importante para a manutenção da vida. Eu mesmo já me destemperei aqui e no Rio de Janeiro por mal atendimento, na hora da minha dor. Atendentes  e enfermeiros, que estão ali para executarem seu trabalho, são os menos culpados pelo nosso sofrimento e pelas condições que o governo oferece para tratamento de seus contribuintes.Muitos fazem, das tripas coração para se subliminar  no atendimento.Mas faltam médicos e recursos.E na maioria dos casos são esses abnegados atendentes que “acabam pagando o pato”.E o salário...”Ó” como diria o Chico.

Aqui em Caravelas, é certo que também temos problemas. Afinal, estamos no mesmo Brasil. Entretanto, com a cabeça fria, podemos parar para refletir, comparar e constatar que, PROPORCIONALMENTE, estamos muito melhor neste setor, aqui em CARAVELAS, que no RIO ou em SAMPA. Posso assegurar isso!

Na semana passada, mais exatamente no dia  14, perdi um cunhado no Rio de Janeiro  vítima de um AVC, que  ficou dois  dias esperando médico e vaga em hospital para poder ser operado. Morreu antes! Na maca! Em plena cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil. Digo isso com muita tristeza, mas é a pura verdade! Não estou relatando isso para  botar panos quentes na nossa  situação aqui em Caravelas não!  Precisamos melhorar, sim! É lamentável que tenhamos perdido vidas preciosas no seio de nossas famílias Caravelenses. Mas a população pode fazer uma reflexão e comprovar que o setor de saúde melhorou e muito após a posse do humilde mas competente Secretário de Saúde MECIAS. Se alguém acha que estou “puxando o saco”  de Mecias, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Pouco falo com ele, somos, digamos,conhecidos.Nem mesmo nossas famílias se freqüentam, para ser mais claro.Não sei o dia de seu aniversário nem fui na casa dele dia algum. Nem ele na minha.

Vamos analisar: Desde que assumiu o cargo, Mecias traçou um plano de metas e focado em sua implantação, tratou de melhorar os serviços em TODOS os PSF , da Barra a Barcelona.Em Ponta de Areia, logo no início da administração do Prefeito LOLÓ, construiu um novo Posto de saúde com parceria que foi hábil ao buscar na Fíbria, que tem um terminal marítimo naquele distrito, e logicamente, seus funcionários podem usar o posto.Isso, é inteligência!LOLÓ lhe dava todo apoio, porque o sabia competente. Não tem recursos, procura-se parceria! Mecias organizou com sua equipe, o fluxo de remédios para atendimento da população. Dos que estão na lista do governo, não falta um, aqui em Caravelas, quando lamentavelmente, no noticiário, Brasil à fora, vemos casos de venda de remédios  do governo.Aqui, eles são administrados na forma da Lei.Quem ganha com isso é a população.Mecias conseguiu fazer, junto ao hospital de Caravelas, a melhor parceria dos últimos tempos.Temos muito mais médicos, em diversas especialidades, antes não contempladas aqui em Caravelas.Nossa população precisa de muito mais.Mas tem muito mais também nesse governo, desde a posse de LOLÓ. Jádson tem dado continuidade e faz de tudo que lhe é possível para atender as necessidades do município, que são muitas. Fez certo em manter MECIAS, na minha modesta opinião.  


O SAMU, foi uma vitória de nosso município, de MECIAS e de LOLÓ. Os últimos governos, antes de LOLÓ, não se interessaram ou não foram capazes de implantar esse serviço em nossa cidade.Perderam inclusive prazos! Mecias correu, foi em Salvador, foi à Brasília,  mostrou números, planilhas, mostrou conhecimento técnico para conseguir a SAMU pára Caravelas e a implantou.Algumas pessoas que não conhecem a realidade do município de Caravelas, agora aproveitam fatos lamentáveis e isolados que aconteceram para querer crucificar  essa pessoa humana, competente e dedicada a servir à nossa população, que é o MECIAS.Convido meus leitores, sem paixão, sem apelos políticos, a que colidam os números da saúde antes e depois do governo LOLÓ, que JADSON continua.Matemática é matemática.E verão que houveram sim, avanços enormes.Pacientes de Municípios vizinhos veem aqui para serem tratados semanalmente.

Estou fazendo este desabafo, porque alguns  insinuaram que houve algum descaso  na administração  da saúde em nosso município. Não é verdade! Nós estamos lidando com os mesmos problemas do Brasil, é só ver os noticiários. A grande diferença, é que aqui, temos dado melhores soluções, com muito mesmos recursos, mas com muito mais amor  e respeito pela nossa comunidade.

Quanto ao SAMU, já dissemos aqui mesmo neste BLOG que, como acontece em todo o Brasil, o sistema é  regulado pelas cidades POLO, que no nosso caso é TEIXEIRA DE FREITAS.
A prefeitura de Caravelas, cabe cobrir os custos, que não são baixos.Mas ela arca com esse ônus que muitas prefeituras fogem! É de lá que parte a ordem para a viatura se deslocar ou não.E nossa equipe do SAMU é muito bem treinada e capaz.Todos se dedicam com competencia e amor à causa. Temos problema, temos! Mas vejam, a semana passada, o Jornal Nacional exibiu milhares de ambulâncias do SAMU espalhadas por esse Brasil afora, sem funcionar! É triste, não serve nem deve ser consolo, mas é a mais triste realidade.; A saude do Brasil está falida!Enquanto isso, o noticiário fala em corrupção  e lavagem de dinheiro à toda hora.O mais importante, não se cuida na dimensão que deveria ser.

Creio que passamos por muitas tristezas nessas duas semanas no seio de nossas famílias.Sofremos todos com algumas fatalidades.Mas juntos, com amor, vamos pedir à Deus que nos reconforte e  dê sabedoria a nossos dirigentes para governarem para o bem de nosso povo.Quanto ao secretário MECIAS, peço à ele que não se deixe aquebratar.Segue firme companheiro!. Segura na mão de DEUS e vai, porque Você é competente e  a população de Caravelas precisa de Você!

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração