domingo, 27 de novembro de 2011

PASSARELAS BENEFICIAM ESTUDANTES CARAVELENSES


ESTUDANTES DA REGIÃO RIBEIRINHA DE CARAVELAS GANHAM NOVA PASSARELA SOB O MANGUEZAL 

Escreve-nos Ulisses Scofield:
"Vejam a notícia abaixo... mais um resultado positivo com nossos parceiros, destacando-se para este, o apoio da Gerência Regional do IBAMA em Eunápolis/BA, com o repasse da madeira para a Base Avançada do CEPENE/IBAMA em Caravelas. "Inaugurada" dia 14 de outubro do corrente ano, já beneficiou 189 estudantes oriundos de São Paulo, Espírito Santo e do Extremo Sul da Bahia."
Melhoria favorece atividades de educação ambiental e o trabalho dos marisqueiros
CaravelasNews, Caravelas News
Os moradores de Caravelas (BA) foram beneficiados com a construção de passarelas na Trilha Sapucaia na Tapera, localizada na Reserva Extrativista do Cassurubá. A melhoria foi resultado de uma parceria que envolveu a Fibria, a Gerência Regional do Ibama de Eunápolis, a Base Avançada do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste (Cepene) e os moradores da reserva. As passarelas vão beneficiar as atividades de educação ambiental realizadas pelo Cepene, além de contribuir para o trabalho dos marisqueiros da localidade.
Por estar inserida no ecossistema de restinga e manguezais, a estrutura auxiliará 10 famílias marisqueiras que obtêm renda através da coleta de caranguejos, guaiamuns, sururus, ostras e outros mariscos. As passarelas também foram construídas para compor a trilha interpretativa da reserva, onde são desenvolvidos trabalhos de educação ambiental junto a moradores e estudantes.
De acordo com o analista de meio ambiente florestal da Fibria, Roberto Mediato, o próximo passo é a instalação das placas de identificação das principais espécies de flora. “A parceria com o Cepene no desenvolvimento do Projeto Manguezal vem trazendo grandes benefícios para a comunidade e o meio ambiente local. A instalação das placas de identificação das espécies florestais será uma importante ferramenta de formação, que incentivará a consciência ambiental dos visitantes”, explica Mediato.
Projeto Manguezal
É desenvolvido desde 2002 numa parceria entre a Fibria, o Ibama e o Cepene. O objetivo é orientar os pescadores sobre a utilização dos recursos pesqueiros e manejo ambientalmente adequado do manguezal, além de incentivar o plantio de árvores frutíferas em áreas ociosas.
O programa desenvolve pesquisas de manejo e monitoramento para a preservação do ecossistema de Caravelas, sendo levantados e analisados dados socioeconômicos, biológicos, pesqueiros, de cultivo e de recuperação do ecossistema local. Educação ambiental e associativismo entre as populações ribeirinhas são outras práticas incentivadas que agregam valor econômico aos produtos explorados na região.
Em 2010, por meio de 12 trabalhos elaborados e realizados com diferentes enfoques, aproximadamente, 8 mil pessoas foram beneficiadas pelo Projeto Manguezal.
Colaborou: Ulisses Scofield

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração