terça-feira, 22 de novembro de 2011

ABROLHOS SOB AMEAÇA DO VENENO NEGRO

                                                   FOTO: RENAUD BARRETO

                                 ABROLHOS  SOB AMEAÇA DO VENENO NEGRO


O recente vazamento de petróleo na Bacia de Campos no Estado do Rio de Janeiro no último dia 08 de Novembro me fornece a leitura, agora mais clara, que não só o mundo mas o Brasil, não estão preparados para o manejo seguro da exploração  em todos os níveis, e retirada do petróleo no mar.

Anuncia-se que havia uma fissura de aproximadamente 300 metros num terreno rochoso no fundo do mar, cuja parede  é fina, ou não suficientemente grossa para suportar a pressão a que foi submetida artificialmente para pressionar o petróleo.

O que  eu  pergunto, embora sendo leigo no assunto é que se o  local foi alvo de estudos geológicos, e análises preliminares, por que não foi detectada a possibilidade de um possível    rompimento, o que acabou acontecendo?

Não vão me dizer que foi coincidência, pois aconteceu exatamente onde se trabalhava a exploração de petróleo.A  empresa a qual está afeta a exploração, a Chevron, utiliza como parceira na perfuração  a Transocean, mesma empresa envolvida no tragico desastre ambiental no Golfo do Mexico.Para melhor entendimento, destacamos que a Chevron é a responsável por esse poço e mais nove plataformas  marinhas.
Desastres ambientais como o atual ocorrido no litoral do Rio de Janeiro, causam prejuízos irreversíveis ao meio ambiente e afeta nossa sustentabilidade como um todo. Por maior que seja a multa aplicada, 50, 100 ou 200 milhões de Reais, serão insuficientes para devolver à vida, bilhões ou trilhões de micro-organismos responsáveis, talvez, pelo equilíbrio e manutenção da vida como um todo  na nossa mãe chamada Terra.
VEJA ABAIXO NA FOTO DE LUIZ MORIER  DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO,  A MANCHA NEGRA NO LITORAL DO RIO DE JANEIRO.

                                               FotoLuiz Morier - Sec. Meio Ambiente -RJ
Catástrofes como esta  me leva a pedir às autoridades brasileiras, principalmente aos magistrados, que ponham fim imediato à loucura de permitir a exploração  de petróleo no entorno do Parque Marinho dos Abrolhos. Como cidadão Caravelense, não quero correr o risco de um dia acordar com a notícia de que houve um vazamento de petróleo em nossa região, dizimando nossa fauna, nossa flora, matando nossos Atobás e outros  pássaros e peixes, nossas Baleias que nos trazem turistas, nossos golfinhos que invadem graciosamente aos saltos  o nosso Rio das Caravelas.
                                                       Foto:   Jésus Barreto   

Caravelas é  pequena. Mas linda, limpa nas suas ruas, nos seus rios e até nos seus ricos manguezais onde  nasce a vida marinha. Quem conhece Abrolhos, sabe que é um verdadeiro paraíso. Estive lá várias vezes, mergulhando em suas águas cristalinas onde  os peixes e tartarugas nos acompanham tranquilamente, sem medo, sem fugir, quase nos tocando e  realizando o milagre da multiplicação das espécies sem temor.Sinceramente, não creio que  precisamos correr esse risco.E no caso de Abrolhos, digo  sem medo de errar que um eventual vazamento de petróleo, -o que está provado é possível de acontecer - seria um desastre de muito maior proporção dos que os  que conhecemos até agora, e sabe-se lá com que consequências.

Este paraíso chama-se Abrolhos e pode desaparecer se as autoridades brasileiras não abrirem os olhos

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração