segunda-feira, 17 de outubro de 2011

GREVE DE PROFESSORES EM CARAVELAS



PROFESSORES DE CARAVELAS EM GREVE, FAZEM PASSEATA NA CIDADE REIVINDICANDO CUMPRIMENTO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS, PAGAMENTO DE 13° SALÁRIO E OUTRAS REIVINDICAÇÕES.
Na manhã chuvosa desta segunda-feira 17, professores do município fizeram um misto de carreata e passeata pelas principais ruas da cidade reivindicando o cumprimento pelo governo municipal, do acordo celebrado ainda no governo do ex-prefeito Loló. Segundo os líderes do movimento, o atual governo não vem cumprindo com os compromissos do Plano de Carreira assinado por LOLÓ.


Com um trio elétrico vindo de Teixeira de Freitas e seguido por vários automóveis e professores a pé, a então carreata só foi parada pela Polícia Militar que exigia a licença ambiental do caminhão de som conforme exigência da lei, que não a tinha, o que foi uma falha na organização já que o documento deveria ser providenciado com antecedência.Lamentável que tenha sido a Briosa Corporação da nossa Polícia Militar a encarregada de proibir a evolução do carro de som que dava apoio aos manifestantes: A tarefa de fiscalizar a observação dos princípios e regras que afetam o meio-ambiente,assim como o som, cabem à Secretaria de Meio-Ambiente.Além do mais, creio ter sido um ato impensado de quem partiu tal ordem: Não se mandam policiais militares à passeatas pacíficas, principalmente de professores que educam nossos filhos. A não ser para garantir o respeito à ordem pública ou à livre manifestação do pensamento. Nossos professores e nossa policia militar não mereciam  passar por esse vexame.




Mesmo assim, os professores não se intimidaram,nem mesmo com a chuva e trataram de arranjar um megafone e a manifestação continuou pelas ruas da cidade.


Enquanto permanece o impasse, os alunos sofrem com a falta das aulas e consequentemente, a longo prazo, tudo isso terá reflexo nas férias.Por outro lado, é certo que o alunado perde em aprendizado ao terem o ensino interrompido.


Impasse à parte, já era tempo desse problema estar resolvido: Se foi assinado um acordo,a primeira coisa que se há de fazer é cumpri-lo.Se porventura há divergências, se as clausulas do acordo estão sendo ou não cumpridas, as partes devem sentar à mesa e resolver os impasses como manda o bom senso.
A APLB está fazendo o dever dela enquanto representação sindical. A manifestação pacífica  é mais que um direito constitucional: É o exercicio pleno da democracia.É a liberdade de ir e vir, que é dever dos Poderes da República garantirem. O que não se pode, é prejudicar os alunos e alem disso, permitir que políticos inescrupulosos fiquem pegando carona num problema que também eles não resolveram quando governaram. Afinal, quem assinou o atual plano de carreira ?

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração