sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PRESIDENTE LULA PÔS O BRASIL NOS TRILHOS

E AS FERROVIAS QUE FORAM IRRESPONSAVELMENTE BANIDAS DO BRASIL. VAMOS REPENSAR ?http://blog.planalto.gov.br/norte-e-nordeste-nos-trilhos-do-desenvolvimento/trackback/

Aí está um endereço de uma interessante matéria sobre o esforço do govêrno atual em desenvolver no Brasil uma malha ferroviária.
De 1964 (ano do golpe militar) até o triste govêrno de FHC,(digo triste, porque foi como me sentí ao ver empresas constituidas com capital brasileiro, com suor brasileiro, serem transferidas para o capitalismo voraz, empresas estatais privatizadas, muitas vendidas por preço bem inferior ao seu real valor.Estatais estratégicas como Embratel, CSN,todas as empresas de telecomunicações, a Vale do Rio Doce a maior mineradora do mundo, etc e etc. O argumento usado era de que davam prejuízo. Na verdade, o que acontecia é que o governo, inoperante, era incapáz de administra-las.Aí, preferiram vender com grande prejuízo para os brasileiros.Faltou sim, gestão! E se o FHC e seus seguidores demorassem mais no governo, iam acabar por vender também a nossa PETROBRAS,como tentaram.Graças às resistencias dos valorosos petroleiros e ao clamor público, recuaram.
O governo militar extinguiu entre outras, a Estrada de Ferro Bahia e Minas (EFBM) que ligava o porto de Caravelas no Extremo-Sul da Bahia, à cidade de Araçuaí, no Noroeste de Minas Gerais, atravessando uma região riquíssima, com cidades importantes tais como Teófilo Otoni, Nanuque,etc., além é claro da cidade de Caravelas cuja existência data de 1503, o que afetou a mim e a toda uma população ao longo do trecho cortado por seus trilhos. Boa parte dessa região hoje dedica-se à agro-pecuária e ao plantio de eucalípto, transportadas em imensas e perigosas carretas que trafegam pelas BRS esburacando-as, trombando de frente com carros de passeio,enlutando famílias, um verdadeiro horror.Muitas dessas caretas demandam ao porto de Caravelas onde são embarcadas para o município de Aracruz no Espírito Santo. Poderiam estar sendo transportadas pelos trilhos da antiga Bahia e Minas,diminuindo o tráfego de perigosas carretas nas precárias rodovias da região. Muito há que se falar ainda sobre o assunto, que faliu muitas cidades brasileiras à exemplo de minha Caravelas.Mas fica aqui o registro e o reconhecimento que pelo menos no governo Lula, alguma coisa está sendo feita no sentido de construir, ao invés de destruir como no passado.

ABEIRA DO ARACARÉ

Brasil produz Lanchas Blindadas de Ultima Geração